Página inicial O que acontece Importância do profissional de Educação Física na sociedade é tema de evento na Unoesc São Miguel
Não categorizado Evento São Miguel do Oeste

Importância do profissional de Educação Física na sociedade é tema de evento na Unoesc São Miguel

A Semana Acadêmica do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste, realizada neste mês de setembro, em alusão ao dia do profissional de Educação Física (1º de setembro), objetivou mostrar a gama de possibilidades da atuação profissional na área. De acordo com a coordenadora do Curso, professora Sandra Fachineto, aproximadamente 120 pessoas […]


A Semana Acadêmica do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste, realizada neste mês de setembro, em alusão ao dia do profissional de Educação Física (1º de setembro), objetivou mostrar a gama de possibilidades da atuação profissional na área. De acordo com a coordenadora do Curso, professora Sandra Fachineto, aproximadamente 120 pessoas participaram do evento, organizado de forma on-line.  

A palestra de abertura, proferida pela professora mestre Marly Barreta da Unoesc Joaçaba, destacou a importância e as qualidades de um bom profissional, seja na área escolar ou fora dela.

Relatos de experiência profissional aconteceram por meio de uma conversa com Egressas do Curso. Naíssa Carmine Schaurich destacou sua trajetória desde a escola até sua conclusão no Mestrado em Educação. Patrícia Steinbrener e Ana Paula Trentin falaram de suas experiências no empreendedorismo na área da ginástica hipopressiva pós-parto e do Pilates, com destaque para inovação e capacitação profissional constante. Ambas ainda destacaram a importância do mercado digital para vender e como são responsáveis por promover mudanças positivas na saúde das pessoas.

Hugo Falqueto, profissional de Educação Física, interno do Curso de Medicina e mestrando em Ciências Biomédicas pela UFFS, ministrou a palestra “Fat but Fit – Emagrecer ou condicionar”. A partir de várias evidências científicas mostrou a importância que o profissional assume ao saber avaliar, diagnosticar, prescrever e reavaliar. O egresso do Curso e mestrando em Educação Física pela UFPR, Rafael Ganzer, falou sobre “Exercício Físico e funções cerebrais”. O professor, Josiano Guilherme Puhle, mestre em Educação Física e doutorando em Ciências da Saúde, palestrou sobre “A atuação do profissional de Educação Física no SUS”. Também mostrou possibilidade de trabalho no hospital por meio de sua prática, usando exercícios físicos resistidos para pacientes com insuficiência renal crônica.

Ricardo Rother e Cleison Ariel Back, professores de Educação Física e egressos do Curso, abordaram os temas “Atletismo paralímpico e de alto rendimento”.  Ricardo apresentou as principais provas do atletismo paralímpico e como é um importante meio para inclusão de deficientes físicos, mentais e intelectuais. Cleison relatou sua jornada como treinador no esporte de alto rendimento, mostrando suas duas atletas que, recentemente, foram convocadas para a seleção brasileira.

A coordenação das atividades e convite aos palestrantes foi realizada pelos professores Elis Regina Frigeri e Josiano Guilherme Puhle. Os professores do NDE e Colegiado do Curso, juntamente com os acadêmicos, contribuíram com sugestões sobre temas e indicações dos professores.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.