Página inicial O que acontece Inscrições para programa de intercâmbio encerram dia 4
Não categorizado Geral

Inscrições para programa de intercâmbio encerram dia 4

Encerra na próxima sexta-feira, dia 4 de abril, o prazo de inscrição para estudantes matriculados nos cursos de graduação da Unoesc que desejam realizar intercâmbio em uma das instituições estrangeiras com as quais a Universidade mantém parceria para mobilidade acadêmica. São mais de 80 vagas disponíveis em 15 instituições de ensino e pesquisa da Argentina, […]


Encerra na próxima sexta-feira, dia 4 de abril, o prazo de inscrição para estudantes matriculados nos cursos de graduação da Unoesc que desejam realizar intercâmbio em uma das instituições estrangeiras com as quais a Universidade mantém parceria para mobilidade acadêmica. São mais de 80 vagas disponíveis em 15 instituições de ensino e pesquisa da Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Moçambique.

O edital que norteia o processo de seleção (Edital nº 09/UNOESC-R/2014) lista as instituições de ensino disponíveis em cada país, os cursos para os quais é voltada a possibilidade de intercâmbio e o nível de domínio de idioma exigido em cada instituição estrangeira. 

Podem se candidatar estudantes da Unoesc que já tenham integralizado ao menos 40% da grade do curso em que estão matriculados e respondam às exigências previstas no edital. 

O intercâmbio no exterior poderá durar de seis meses a um ano, com exceção dos casos em que consistir em estágio em indústria ou laboratório, quando a duração poderá ser inferior a seis meses, mas não superior a um ano. Em qualquer caso, o início fica condicionado ao calendário estipulado pela instituição estrangeira. A previsão é de que comece em agosto nos países da América Latina e em setembro nos países europeus.

Inscrições e seleção

As inscrições podem ser feitas até às 16h do dia 4 de abril, mediante a entrega dos documentos listados aos setores descritos no edital.

Para as vagas disponíveis em 11 das 15 instituições parceiras, o processo realizado pela Unoesc consiste na pré-seleção, ficando a confirmação do intercâmbio condicionado à aprovação do candidato por parte da Universidade estrangeira.

A classificação dos inscritos para as vagas de pré-seleção será divulgada no dia 17 de abril. Já o resultado para as vagas de seleção, que não exigem a aprovação do candidato por parte da instituição estrangeira para se efetivar, ocorrerá a partir do dia 25 de abril.

Bolsas de estudo

Por meio de uma parceria como banco Santander, a Unoesc oferecerá uma bolsa de estudos no valor total de R$ 6,9 mil aos cinco primeiros colocados no processo de pré-seleção e seleção norteado pelo edital 09/UNOESC-R/2014.

 

Estágio curricular na Universidade de Miami

Também estão abertas as inscrições para pré-seleção de quatro estudantes do Curso de Medicina da Unoesc que desejam cursar estágio curricular obrigatório na Universidade de Miami ou nos hospitais filiados a essa universidade. O processo seletivo para estas vagas é guiado pelo Edital 08/UNOESC-R/2014.

Os alunos interessados nesta possibilidade de intercâmbio também têm até às 17h do dia 4 de abril para se inscrever, apresentando os documentos exigidos no local indicado pelo edital.

O resultado da pré-seleção será divulgado a partir de 25 de abril. Os alunos pré-selecionados ainda precisarão passar por uma entrevista com um representante da Universidade de Miami no Brasil e obter a aprovação dessa instituição.

As datas de início dos estágios serão definidas após a emissão das cartas de aceite. A previsão é de que ocorram no segundo semestre deste ano.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.