Página inicial O que acontece Integrantes do Programa de Reabilitação Profissional recebem orientação nutricional
Graduação Estudante Videira

Uma vez por semana, Jessica Dalla Costa, acadêmica do curso de Nutrição da Unoesc Videira, desenvolve atividades de orientação nutricional para trabalhadores que se encontram afastados de suas atividades e inscritos no Programa de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que funciona anexo ao prédio da previdência Social na Rua Saul Brandalise, centro de […]

Uma vez por semana, Jessica Dalla Costa, acadêmica do curso de Nutrição da Unoesc Videira, desenvolve atividades de orientação nutricional para trabalhadores que se encontram afastados de suas atividades e inscritos no Programa de Reabilitação Profissional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que funciona anexo ao prédio da previdência Social na Rua Saul Brandalise, centro de Videira.

Esse é um serviço que tem o objetivo oferecer, aos segurados incapacitados para o trabalho, a readaptação profissional para o seu  retorno ao mercado de trabalho o mais breve possível.

O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar que conta com profissionais nas mais diversas áreas da saúde, oportunidade em que a acadêmicas procuram fornecer informações e orientações acerca da alimentação saudável adequada, um dos processos importantes na recuperação do segurado.

O programa já existe há vários anos, mas foi a partir de 2018 que a Unoesc Videira, por meio do curso de Nutrição, passou a atuar de forma efetiva nele.

— O programa serve de aplicação prática para os estudantes. É uma espécie de empresa júnior, onde eles têm a oportunidade de acompanhar o paciente do começo ao fim do tratamento como se estivesse no consultório. Essa participação é de grande importância para a formação do futuro profissional — avalia a professora Ana Paula Arioti, coordenadora do curso.

O Programa de Reabilitação Profissional, segundo o gerente do PRP na agência em Videira, Cidelmar Teixeira, tem como objetivo propiciar a reabilitação biopsicossocial, a requalificação profissional e a avaliação do potencial laborativo dos segurados em gozo de benefício previdenciário, com transtornos musculoesqueléticos e/ou psíquicos, resultantes ou não do trabalho, visando à reabilitação e readaptação no mercado de trabalho formal, por meio do acompanhamento, orientações e curso profissionalizante. Além disso, por meio de debates e através dos canais de comunicação procura promove uma mudança de cultura regional quanto ao afastamento e o pronto retorno ao trabalho.