Página inicial O que acontece Júri simulado é realizado pelos acadêmicos da 7ª e 9ª fase do curso de Direito
Não categorizado Aulas Joaçaba

Júri simulado é realizado pelos acadêmicos da 7ª e 9ª fase do curso de Direito

Figurino a caráter, presença de Policiais Militares e cenário arrumado como em um tribunal. Foram esses alguns dos elementos presentes no “Júri simulado” que aconteceu na sexta-feira (28), no qual participaram os acadêmicos da 7ª e da 9ª fase do curso de Direito da Unoesc Joaçaba. A atividade teve como objetivo a imersão na prática […]


Figurino a caráter, presença de Policiais Militares e cenário arrumado como em um tribunal. Foram esses alguns dos elementos presentes no “Júri simulado” que aconteceu na sexta-feira (28), no qual participaram os acadêmicos da 7ª e da 9ª fase do curso de Direito da Unoesc Joaçaba. A atividade teve como objetivo a imersão na prática criminal, oportunizando que eles pudessem vivenciar cada sujeito do processo penal.

A simulação teve como enredo um caso real ocorrido na praça central do município de Herval d’Oeste, no qual o réu matou a facadas um homem.

— As turmas se engajaram ao longo dos meses, procuraram teses, se dedicaram no estudo do processo e ensaiaram muito para apresentar uma boa performance e, sobretudo, trazer bons argumentos, alguns deles diferentes dos apresentados no júri original. Estão de parabéns! — afirmou a professora Valéria Jorge Santana Machado.

Os trabalhos do Júri simulado duraram cerca de três horas. Uma das turmas se dedicou à parte técnica, composta pela magistrada, promotor e advogados, além do réu, e a outra atuou nos papéis de jurados e familiares.

— Teve a superação do medo, afinal por mais que estivesse falando para colegas de curso, no papel de promotor precisei apresentar argumentos convincentes. Houve ainda a parte da exposição das fotos reais do crime,  o que podia causar diversas reações e eu precisava estar preparado. Foi uma experiência muito enriquecedora para minha formação — afirmou o acadêmico Matheus Savi.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela acadêmica Maria Eduarda Tobaldini, que tem o sonho de ser Juíza de Direito e atuou como magistrada.

— Na 2ª fase, já tinha participado de um júri como magistrada e ver minha evolução pessoal foi muito gratificante. Isso demonstra que a formação é oferecida pela Unoesc com excelência, oportunizando esse avanço. Saio feliz pelo que, junto com meus colegas, pudemos desempenhar aqui hoje — ressaltou a acadêmica.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.