Página inicial O que acontece Lions Clube São Miguel do Oeste doa aparelho de laser ao Curso de Odontologia da Unoesc
Não categorizado Notícia Unoesc Ensino Saúde São Miguel do Oeste

Lions Clube São Miguel do Oeste doa aparelho de laser ao Curso de Odontologia da Unoesc

O Curso de Odontologia, da Unoesc São Miguel do Oeste, poderá ampliar os serviços oferecidos e atender a uma demanda específica de pacientes. Isso ocorre por meio de uma doação de um aparelho de laser, realizada pelo Lions Clube São Miguel do Oeste. Com o equipamento, será possível atender pacientes oncológicos do Hospital Regional, que […]


O Curso de Odontologia, da Unoesc São Miguel do Oeste, poderá ampliar os serviços oferecidos e atender a uma demanda específica de pacientes. Isso ocorre por meio de uma doação de um aparelho de laser, realizada pelo Lions Clube São Miguel do Oeste. Com o equipamento, será possível atender pacientes oncológicos do Hospital Regional, que apresentam complicações orais relacionadas à terapia do câncer.

Conforme os profissionais da área, a principal complicação é a mucosite oral, uma inflamação da mucosa oral causada pelos agentes quimioterápicos e pela radioterapia, utilizados nos tratamentos oncológicos. Clinicamente, a mucosite oral se manifesta como eritema ou ulcerações dolorosas, e o laser de baixa intensidade tem se mostrado eficaz na prevenção e no tratamento da mucosite oral.

A Coordenadora do Curso de Odontologia, professora Michele Gassen Kellermann, explica que a doação representa um marco para o Curso, ampliando seus recursos e possibilitando um atendimento mais abrangente.

— Conforme a gravidade, a mucosite oral pode interferir significativamente na qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento oncológico ao comprometer a deglutição, a alimentação e a capacidade de comunicação do paciente. A mucosite oral também pode resultar em aumento do tempo de permanência do paciente no hospital, necessitando, assim, de cuidados especiais, como opioides intravenosos e nutrição parenteral, que juntos levam a um custo hospitalar mais elevado. Além disso, por representar uma quebra de barreira da mucosa, a mucosite pode predispor o paciente a uma infecção sistêmica e até mesmo ao óbito — destaca Michele.

Durante a entrega, os membros do Lions Clube tiveram a oportunidade de conhecer o aparelho, entender seu funcionamento e aprender sobre suas aplicações terapêuticas, bem como a quantidade de pacientes que serão beneficiados.

O presidente do Lions Clube São Miguel do Oeste, Roberto Aurélio Merlo, destaca a participação da entidade na comunidade, há 61 anos, com relevantes serviços prestados à comunidade, principalmente voltado para famílias e pessoas carentes.

— O foco do clube são cinco causas globais, defendidas pelo Lions Internacional, entre eles, a visão, com a realização de testes de visão, consultas oftalmológicas, fornecimento de lentes e também da armação, tudo gratuitamente para famílias carentes. Uma segunda frente são os aparelhos ortopédicos; nós temos um banco de ortopédicos que são emprestados, sem custo. São cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, andadores e muletas. Após o uso são devolvidos para a entidade. Também temos as campanhas globais da diabete, do alívio à fome, do meio ambiente e do câncer infantil. Esses projetos são desenvolvidos pelos associados, que se dedicam para buscar, também em eventos que a gente promove, arrecadação de fundos, revertidos para os projetos sociais — reforça Merlo.

O Curso de Odontologia contava apenas com um aparelho de laser, o que não seria suficiente para atender a crescente demanda de pacientes que necessitam desse tratamento. A doação do Lions Clube São Miguel do Oeste preenche essa lacuna e permitirá que um número maior de pacientes receba os cuidados necessários.

— A generosidade do Lions Clube São Miguel do Oeste está trazendo esperança e alívio aos pacientes oncológicos da região, garantindo que recebam o melhor atendimento odontológico possível durante seus tratamentos desafiadores. Além disso, o aparelho também será de grande importância para os demais pacientes atendidos na Clínica de Odontologia, com necessidade de laserterapia. A doação do aparelho de laser é um exemplo brilhante de como a comunidade pode fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam — enfatiza a Michele.

O Coordenador da Clínica de Odontologia, professor Leonardo Mottes, relata que o novo equipamento não ajudará somente os pacientes, mas também atuará na formação de profissionais Odontólogos altamente capacitados.

 — A ação extraordinária realizada pelo Lions Clube São Miguel do Oeste é de extrema importância para a Clínica de Odontologia da Unoesc e para os pacientes que realizam tratamento de câncer no Hospital Regional, já que possibilita o tratamento tanto em âmbito hospitalar, quanto diretamente na Universidade. A laserterapia ajuda no tratamento de diversas complicações orais, como: herpes labial, candidíase, parestesia (perda da sensibilidade da face), síndrome da ardência bucal e mucosite. Muitas destas complicações são de difícil tratamento, sendo o laser uma alternativa de tratamento moderna e efetiva — reforça Mottes.

O professor da disciplina “Clínica de Pacientes Especiais e Odontologia Hospitalar”, Marcos Sabadin, relata que, com o reforço desse novo equipamento, é possível atender a uma quantidade maior de pessoas com melhor qualidade.

— É um aparelho de boa qualidade que vai impulsionar bastante a Clínica. Agradecemos muito ao Lions pela contribuição — finaliza Sabadin.

A Clínica de Odontologia da Unoesc realiza atendimentos gratuitos para a população. Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone (49) 3631-1045.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.