Página inicial O que acontece Livro “A Origem da Vida” de Fritz Plaumann é lançado na Unoesc Chapecó
Não categorizado Colégios Chapecó

Livro “A Origem da Vida” de Fritz Plaumann é lançado na Unoesc Chapecó

Na noite de 25 de abril de 2022, foi lançada a primeira versão em português do Livro “A Origem da Vida” de Fritz Plaumann, nas dependências do campus da Unoesc Chapecó. O livro havia sido escrito em 1947 e lançado em alemão em 1949. O projeto iniciou com Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow, envolvendo os […]


Na noite de 25 de abril de 2022, foi lançada a primeira versão em português do Livro “A Origem da Vida” de Fritz Plaumann, nas dependências do campus da Unoesc Chapecó. O livro havia sido escrito em 1947 e lançado em alemão em 1949.

O projeto iniciou com Elisandra Forneck e Aline Maisa Lubenow, envolvendo os tradutores Professor. Dr. João Klug da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e André Carlos Werle, a Professora Denize Gonzaga e demais apoiadores e patrocinadores.

Fritz Plaumann, nascido em 1902 na cidade de Preussisch Eylau, província da Prússia Oriental, veio para o Brasil em 1924 vindo a residir em Nova Teotônia, no município de Seara, onde fixou residência até sua morte aos 92 anos. Muito à frente do seu tempo, deixou um acervo de mais de 16 mil espécies de insetos catalogadas e mais de 80 mil expostos no Museu Fritz Plaumann. Direcionou sua existência à pesquisa e à missão de auxiliar a ciência. Autodidata, foi condecorado Doutor Onóris Causa pelo seu feito à Ciência e à Entomologia. Trocou muitas espécies com cientistas do mundo todo, a fim de identificar, catalogar e registrar insetos em prol das ciências biológicas. Muitas vezes ocorriam trocas de espécies por materiais, para poder dar continuidade as suas pesquisas. 

Para o Professor Dr. João da UFSC esta é uma oportunidade de dar visibilidade a uma figura importante.

— “A Origem da Vida”, agora em língua portuguesa, dará a devida visibilidade a uma figura ainda pouco conhecida no nosso meio, lançará novas luzes sobre temas que são extremamente atuais e importantes na agenda acadêmica, na agenda política, bem como trará um estímulo para discussão na comunidade em geral — comenta.  

A professora Sandra Maria Toffolo, coordenadora de cultura da Unoesc Chapecó e organizadora adjunta do evento, referiu-se ao momento com muita emoção.

— Quem conhece um pouco da história e trajetória de Fritz conseguirá mensurar a importância desse livro e do legado deixado por este grande homem. Há 73 anos alertava para questões que estão sendo discutidas somente agora na atualidade — ressalta.  

O primeiro momento realizado na Unoesc Chapecó contou com a presença de professores da Graduação, acadêmicos e da comunidade em geral, que receberam um exemplar do livro que não será comercializado.

 

*Texto: Sandra Maria Toffolo

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.