Página inicial O que acontece Mestrado em Biociências e Saúde inicia atividades da primeira turma
Não categorizado Mestrado Joaçaba

Mestrado em Biociências e Saúde inicia atividades da primeira turma

A Unoesc deu início na última semana ao seu quinto programa de Pós-graduação Stricto Sensu, com a abertura das atividades do curso de Mestrado em Biociências e Saúde. A aula inaugural ocorreu na noite de quinta-feira, no Auditório da Saúde no Campus de Joaçaba, onde o curso é oferecido. Teve a presença dos novos mestrandos, […]


A Unoesc deu início na última semana ao seu quinto programa de Pós-graduação Stricto Sensu, com a abertura das atividades do curso de Mestrado em Biociências e Saúde. A aula inaugural ocorreu na noite de quinta-feira, no Auditório da Saúde no Campus de Joaçaba, onde o curso é oferecido. Teve a presença dos novos mestrandos, da coordenação e dos professores do curso, além de dirigentes da Universidade.

O Mestrado em Biociências e Saúde foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em dezembro de 2013 e está iniciando suas atividades com 19 mestrandos, divididos em três linhas de pesquisa: “Fatores biológico no processo saúde-doença”, “Diagnóstico e intervenção na saúde”, e “Promoção e Gestão em Saúde”. Os integrantes da primeira turma são profissionais do chamado grande Oeste de Santa Catarina e do Oeste do Paraná, com graduação em várias áreas, como Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina.

Conforme explicou a coordenadora, professora Dra. Andréia Antoniuk Presta, a interdisciplinaridade é uma característica do Programa. Essa opção, segundo ela, possibilita a articulação de diferentes saberes, a transferência de métodos entre as áreas de modo a promover a formação de novos conhecimentos e a formação de recursos humanos com perfil diferenciado.

– "Essa proposta surgiu baseada na nossa realidade e com base nos novos paradigmas da saúde e da ciência de modo geral" – afirmou.

Presentes na aula inaugural, a coordenadora da Área das Ciências Biológicas e da Saúde, Liliane Simara Fernandes, a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus de Joaçaba, Jéssica Romeiro Mota, e o Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, lembraram que a intenção da Universidade com esse e os demais programas de Pós-graduação Stricto Sensu é contribuir para o desenvolvimento regional e para o desenvolvimento da ciência.

Cimadon destacou que as instituições comunitárias de ensino superior que formam o Sistema Acafe fizeram a diferença para o desenvolvimento de Santa Catarina, ao formar profissionais no interior do Estado, e contribuem para que Santa Catarina seja o estado com maior índice de desenvolvimento da educação superior no País, atrás apenas do Distrito Federal. 

– "Nós temos hoje o orgulho de ter o maior percentual de jovens dos 17 aos 24 anos matriculados no ensino superior. Beiramos 26%, enquanto a média no Brasil é 18%, mas a meta para 2012 era de 30%. O Stricto Sensu também é um problema no Brasil, distante da qualificação e da possibilidade de oferta que existe nos países mais desenvolvidos. E no Oeste de Santa Catarina, até pouco tempo atrás, não tínhamos nada" – afirmou.

Ele observou que a Unoesc está trabalhando para ampliar a oferta de programas de Stricto Sensu em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Oeste Catarinense: Educação, Direito, Administração, Ciência e Biotecnologia e, agora, Biociências e Saúde, adiantando a intenção da Universidade em oferecer, em breve, mais um programa, voltado à área da Medicina Veterinária.

– "Esperamos que os mestrados sejam uma grande ponte para realizarmos na Universidade aquilo que a região necessita, que é maior investimento em pesquisa e a alta qualificação de profissionais" – disse.

O Reitor destacou, por fim, o trabalho do Vice-reitor Acadêmico da Unoesc, Nelson Santos Machado, que não estava presente na aula inaugural em virtude de estar em Portugal, participando de um módulo internacional do Mestrado Profissional em Administração, mas tem papel fundamental no processo de ampliação do Stricto Sensu na Unoesc.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.