Página inicial O que acontece Mestrado em Direito inicia segunda turma e comemora resultados
Não categorizado Mestrado Chapecó

Mestrado em Direito inicia segunda turma e comemora resultados

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Direitos Fundamentais da Unoesc realizou, na última semana, a aula inaugural da segunda turma de mestrandos. Na recepção aos novos alunos, o coordenador executivo do PPGD, professor doutor Narciso Leandro Xavier Baez, expôs o diferencial do programa da Unoesc, o qual visa aplicação prática das pesquisas em problemas […]

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Direitos Fundamentais da Unoesc realizou, na última semana, a aula inaugural da segunda turma de mestrandos. Na recepção aos novos alunos, o coordenador executivo do PPGD, professor doutor Narciso Leandro Xavier Baez, expôs o diferencial do programa da Unoesc, o qual visa aplicação prática das pesquisas em problemas reais da vida das pessoas e da comunidade, buscando solucioná-los.

Durante o encontro, Baez apresentou os resultados alcançados pelo PPGD desde o início das atividades, em 2010. Em três anos, o grupo de pesquisadores, nas duas linhas de pesquisa – Direitos Fundamentais Civis e Direitos Fundamentais Sociais – conta com 231 artigos publicados (anais, revistas e livros); sete livros de Coletâneas Internacionais e cinco livros individuais.

– Esses números demonstram a seriedade do grupo de pesquisadores e o comprometimento com a produção e publicação científica – avalia o coordenador.

Baez também fez referência aos recursos externos para financiamento de eventos científicos que ultrapassam o valor de R$ 280 mil, oriundos da Capes, Fapesc, Fumdes/Pibic, Embaixada Americana, IPEA, Centro Alemão, Embaixada da Espanha e CNPQ. Atualmente o PPGD conta com parcerias internacionais com a Universitat Autònoma de Barcelona; na Espanha, Connecticut University, nos EUA; Center For Civil and Human Rights University of Notre Dame, nos EUA, entre outras que estão sendo articuladas.

– Apesar de sermos um programa de mestrado, relativamente novo, já somos um programa internacionalizado. Essa condição oferece oportunidades diferenciadas a quem escolhe o nosso curso – aponta o coordenador.

O editor da Espaço Jurídico Journal of Law (EJJL), professor doutor Carlos Luiz Strapazzon, apresentou aos novos alunos a revista do Programa de Mestrado em Direito da Unoesc que, atualmente, é uma das melhores do país e a melhor avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito B1, entre os periódicos editados pela Unoesc.

Os mestrandos também puderam conhecer os professores vinculados ao PPGD e as disciplinas que frequentarão durante o curso, os prazos e os procedimentos acadêmicos.

O diretor geral da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio de Marco, e o diretor geral de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Gilberto Pinzetta, deram as boas vindas aos novos alunos e parabenizaram o grupo de pesquisadores do Mestrado em Direito pelo comprometimento e planejamento que geram resultados positivos.

A Unoesc trabalha para oferecer a estrutura necessária para que, em breve, possamos ter um curso de doutorado nesta área – afirma De Marco.