Mestrado em Sanidade e Produção Animal desenvolve projeto de apoio ao ensino da educação básica
Os alunos das turmas de 2017 e 2018 do Mestrado em Sanidade de Produção Animal da Unoesc encerraram as atividades da disciplina de Projetos de Apoio ao Ensino Básico, ministrada pela professora Giovana Camillo, realizando visitas as escolas. Essa disciplina tem como objetivo auxiliar no ensino da educação básica na área de saúde humana e […]
Publicado em 27/11/2018
Por ADM UNOESC

Os alunos das turmas de 2017 e 2018 do Mestrado em Sanidade de Produção Animal da Unoesc encerraram as atividades da disciplina de Projetos de Apoio ao Ensino Básico, ministrada pela professora Giovana Camillo, realizando visitas as escolas.
Essa disciplina tem como objetivo auxiliar no ensino da educação básica na área de saúde humana e animal, bem como a produção e bem-estar dos animais, transmitindo conhecimento e preparando crianças e jovens para ingressar na Universidade ou na vida profissional. Visa ainda a produção de materiais didáticos para apoio aos professores do Ensino Fundamental e Médio e estruturar redes de cooperação entre as escolas e a universidade, fortalecendo a inserção social do Mestrado em Sanidade e Produção Animal.
Divididos em quatro grupos, os alunos desenvolveram toda parte teórica das cartilhas com os seguintes temáticas: “Beba leite, é saudável”; “Médico Veterinário cuidando da sua saúde”; “Salmonella, um perigo que você não vê”; e ainda “Brucelose e tuberculose é coisa séria”. Para a ilustração e diagramação os grupos contaram com o apoio do Núcleo de Inovação e Design (NID) da Unoesc Xanxerê.
Na sequência ocorreram as visitas nas escolas para apresentação das temáticas e entrega dos materiais. O grupo da cartilha “Beba leite, é saudável” realizou a apresentação na Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik, em Xanxerê, onde foram atendidas 86 crianças e adolescentes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e uma turma de 3ª série de Ensino Médio, abordando, também sobre o tema “profissões”.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Colatto, também em Xanxerê, em torno de 30 alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o papel do Médico Veterinário.
Na cidade de Vargeão, na Escola de Educação Básico Kyrana Lacerda, os alunos do grupo “Salmonella, um perigo que você não vê”, apresentaram o tema para 90 alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental.
Finalizando as atividades, o grupo que desenvolveu a temática “Brucelose e Tuberculose, é coisa séria”, apresentou a cartilha na Escola Municipal de Educação Básica Pequeno Príncipe, em Xanxerê, para aproximadamente 45 alunos do 4º e 5º ano.
Além da distribuição das cartilhas, os alunos foram orientados sobre as profissões que tem relação com saúde animal e humana, além da abordagem relacionada às transmissões de doenças, sintomas em humanos e em animais e as ações para erradicação das mesmas. Receberam ainda, informações sobre a importância dos alimentos de origem animal, a forma adequada de produção dos mesmos e principalmente sobre a inspeção e selos de qualidade.
Para um aprendizado prático, os alunos puderam observar micro-organismos no microscópio e em alguns casos degustar produtos de origem animal produzidos em nossa região. Segundo os professores do Ensino Básico, a atividade complementou o trabalho desenvolvido nas áreas de Ciências, onde se estuda sobre causadores de doenças, despertando curiosidade sobre a área de saúde e controle de produtos de origem animal da pecuária.
Para a professora do 5º ano na Escola Municipal de Educação Básica Pequeno Príncipe, Jacira Ávila, foi uma atividade produtiva e muito importante para o processo de ensino e aprendizagem.
— Foi uma complementação do trabalho desenvolvido durante o ano letivo nas disciplinas de Ciências e Geografia, nas quais foi estudado sobre micro-organismos causadores de doenças, oportunizando também ver esses seres vivos, aguçando a curiosidade sobre a área de saúde e controle de produtos de origem animal da pecuária — destacou a professora Jacira.
Conforme a Engenharia Agrônoma e aluna do Mestrado em Sanidade e Produção Animal, Caroline Facchi, o projeto de apoio ao Ensino Básico nos fez vivenciar uma experiência agregadora e que foge das nossas rotinas.
— Foi possível observar como as crianças são entusiasmadas pelo conhecimento e pelo novo. Nos fez ver, que no papel de pesquisadores, podemos fazer muito mais pela sociedade e despertar o interesse pela vida acadêmica. Fomos desafiados a pensar em maneiras de como trabalhar com um público tão diferente do nosso cotidiano, que nos proporcionou crescimento como profissional e a percepção de que podemos atender vários públicos — destacou Caroline.
*Com informações da professora Giovana Camillo.