Página inicial O que acontece Mestrado em Sanidade e Produção Animal realiza workshop internacional
Não categorizado Evento Xanxerê

Mestrado em Sanidade e Produção Animal realiza workshop internacional

O Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal (PPGSPA) da Unoesc realizou, no dia 19 de novembro, o “I Workshop de Pesquisas Internacionais em Sanidade e Produção Animal”, reunindo discentes do Mestrado e dos cursos de Graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, além de profissionais da área. A partir da necessidade de internacionalizar o […]

A partir da necessidade de internacionalizar o PPGSPA, a docente Aline Fernanda Lopes Paschoal ministrou, neste semestre, em inglês, a disciplina “Current topics in Animal Health and Production”, por meio da qual os alunos tiveram a oportunidade de realizar seminários em língua estrangeira. No entanto, apenas o treinamento e o desafio de realizar os seminários no idioma inglês, não pareceu suficiente para a professora e os alunos. Assim, em discussões conjuntas com o colegiado, foi idealizado um workshop que permitisse, de fato, internacionalizar os conhecimentos ao receber pesquisadores internacionais das áreas de sanidade e produção animal, sendo convidados palestrantes brasileiros que atuam em universidades e empresas dos Estados Unidos e Canadá.

Os temas abordados no workshop incluíram “Diagnóstico em sanidade animal nos Estados Unidos”, “Pesquisas sobre o efeito do estresse térmico e tempo de ruminação em bovinos de produção leiteira” e “Atualidades na pesquisa de avicultura”.

O Brasil está entre os maiores produtores de carne de aves do mundo, com grande destaque à produção no estado de Santa Catarina. Da mesma forma, a produtividade das propriedades leiteiras está passando por um período que faz com que o estado tenha destaque também nesse segmento. Nesse sentido, a atualização sobre pesquisas geradas nessas áreas fora do país funciona como uma ferramenta para abrir horizontes quanto às possibilidades de melhorar ainda mais alguns aspectos produtivos na nossa região. Além disso, a atualização sobre métodos diagnósticos vem a calhar, visto que com o aumento da produtividade espera-se maior desafio sanitário nas propriedades, o que exige tomadas de decisões com qualidade e rapidez, de forma a gerar o mínimo de prejuízos possíveis à produção.

A coordenadora do PPGSPA, professora Giovana Camillo, salienta sobre a importância de eventos com essas temáticas.

— A socialização de pesquisas realizadas em outros países, bem como a interação dos docentes e discentes do PPGSA com pesquisadores internacionais vem a somar com os objetivos do programa, oportunizando ao público importantes atualizações na área de sanidade e produção animal, o que é importante para visualizar novas perspectivas de pesquisas e, principalmente, fortalecer a internacionalização do programa — comentou a coordenadora.

A professora Aline, responsável pelo evento, relata que considerando todo o contexto de necessidade de atualização e conhecimento sobre o que está sendo pesquisado fora do Brasil, além de gerar uma internacionalização mais intensa do PPGSPA,

— O evento foi muito relevante. Receber pesquisadores internacionais corroborou com um maior aprendizado para os discentes. Me felicitou organizar esse evento na disciplina “Current topics in animal health and production”, e sinto que os grandes objetivos de gerar uma internacionalização, atualizar os conhecimentos do público e plantar a semente da gana por conhecimento nos alunos foram atingidos — destacou a professora.

O discente de Mestrado, Felipe Leite, reconhece a importância e a organização impecável do evento.

— Participar desse evento agregou ainda mais conhecimento. Tenho certeza que todo o conteúdo e as informações repassadas serão muito bem aproveitadas e compartilhadas por todos os participantes — finalizou Felipe.

*Com informações da professora Aline Fernanda Lopes Paschoal.