Página inicial O que acontece Mestrados da Unoesc propiciam experiências na terceira edição do Ateliê do Empreendedor Inovador
Não categorizado Mestrado

Mestrados da Unoesc propiciam experiências na terceira edição do Ateliê do Empreendedor Inovador

Com o objetivo de gerar “embriões” de startups e empreendimentos inovadores na área da Saúde, a Unoesc promoveu na última semana, de 17 a 19 de novembro, a terceira edição do Ateliê do Empreendedor Inovador. As atividades foram realizadas no Polo Inovale, em Joaçaba. A programação iniciou na quinta-feira (17), de modo remoto. Na sexta-feira […]


Com o objetivo de gerar “embriões” de startups e empreendimentos inovadores na área da Saúde, a Unoesc promoveu na última semana, de 17 a 19 de novembro, a terceira edição do Ateliê do Empreendedor Inovador. As atividades foram realizadas no Polo Inovale, em Joaçaba.

A programação iniciou na quinta-feira (17), de modo remoto. Na sexta-feira (18) e no sábado (19), as oficinas presenciais foram orientadas pelos professores dos programas de Mestrado em Biociências e Saúde e Mestrado Profissional em Administração (MPA): Fábio Lazzarotti; Grasieli de Oliveira Ramos; Diego de Carvalho; Antuani Rafael Baptistella e Leani Lauermann Koch.

— O Ateliê do Empreendedor Inovador é uma oficina de ensino-aprendizagem diferenciada por integrar várias abordagens metodológicas e ferramentas, que possibilitam vivências empreendedoras na prática. A terceira edição teve mais um diferencial, ao combinar competências nas áreas da saúde, administração e business, computação e branding, por meio da participação de estudantes de dois Mestrados e de três cursos de Graduação — avalia o coordenador do Núcleo de Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação (Nupei), professor Fábio Lazzarotti.

Participaram do evento mestrandos dos campi de Joaçaba e Chapecó, além de discentes a partir da quarta fase e egressos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Engenharias de Computação e de Produção. Eles foram divididos em seis “times” para a identificação e desenvolvimento de oportunidades de novos negócios na área da Saúde.

— Em dois dias de imersão, agregamos conhecimento não somente acadêmico, como também cultural, pessoal e profissional. Agradeço à Unoesc pela oportunidade de fazer parte do encontro e, a partir disso, pré-incubar as nossas startups, que foram insights do próprio evento — enfatiza a mestranda Edna Cassaro, da turma de Chapecó do MPA.

— A oficina oportunizou, além de um trabalho em conjunto, um ambiente que nos elevou como produtores e pensadores, nos inclinando a ser um pouco melhores. O fato de ir além, tanto individualmente como coletivo, foi, na minha opinião, o suprassumo do evento — enaltece o mestrando Willian Moreira Costa, da turma de Joaçaba do MPA.

— Foi uma experiência multiprofissional, que me apresentou as diversas faces de uma ideia revolucionária. Foram dias de muita troca e entrega, que nos mantiveram conectados em busca de soluções para diversos problemas e algo que pode impactar positivamente a vida das pessoas — salienta a mestranda em Biociências, Sara Fernanda Hilgert.

As oficinas para a criação e desenvolvimento de startups foram marcadas pelas três fases do design thinking: inspiração, ideação e implementação, até o pitch final. As equipes participantes criaram as seguintes propostas de startups: Happy 60+; Meu Prontuário; Optimize; Especialite; Pedi Watch e Human Score. Destaque para Pedi Watch, Human Score e Especialite, premiadas com o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, pelo melhor desempenho durante a Oficina do Ateliê. 

— Uma excelente oportunidade aos nossos mestrandos, de colocar em prática a inovação em saúde. Além disso, questões como trabalho em equipe, interdisciplinaridade, liderança, gestão do tempo e outras habilidades foram trabalhadas. O feedback dos participantes foi muito bom e já estamos na expectativa para a próxima edição — ressalta a coordenadora do Mestrado em Biociências e Saúde, professora Fabiana Meneghetti Dallacosta.

— Além de ser uma atividade imersiva e multidisciplinar, o Ateliê propicia aos participantes visualizar a ponte entre a literatura recente sobre empreendedorismo, startups e novos negócios e as tecnologias organizacionais que fazem a prática ocorrer no dia a dia. Ter a capacidade de entender esses dois polos e construir essa ponte é uma das habilidades profissionais mais importantes que gostaríamos que nossos egressos desenvolvessem. Por isso, entendemos que esta atividade é tão relevante — destaca o coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração, professor Juliano Danilo Spuldaro.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.