Página inicial O que acontece NAP realiza formação para elaboração dos textos do Projeto Pedagógico e Relatórios do Curso
Não categorizado Capacitação Docente

NAP realiza formação para elaboração dos textos do Projeto Pedagógico e Relatórios do Curso

O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unoesc realizou, no período de abril a agosto, uma formação para elaboração dos textos do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Relatórios do Curso. A capacitação foi dividida em quatro etapas, sendo três on-line e uma presencial em todos os campi da Universidade. O público-alvo foram professores do […]


O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unoesc realizou, no período de abril a agosto, uma formação para elaboração dos textos do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Relatórios do Curso. A capacitação foi dividida em quatro etapas, sendo três on-line e uma presencial em todos os campi da Universidade.

O público-alvo foram professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE), coordenadores, membros do NAP e diretores acadêmicos. As atividades, de caráter teórico-prático, tiveram o objetivo de qualificar os projetos pedagógicos e a atuação dos NDEs. Os professores, além de compreenderem o seu papel no curso, passaram a entender os documentos que impactam a construção e a gestão de uma Graduação.

A coordenadora do NAP, professora Elisabeth Hafner Facin, ressalta que a construção de um curso inicia no NDE, que é composto por professores com formação qualificada na área e com dedicação autêntica.

— Dessa forma, para que possam cumprir com êxito a sua missão, é necessário estarem apropriados dos aspectos técnicos e legais que envolvem esse trabalho. Ele ultrapassa a redação de um projeto pedagógico ou de relatórios, mas precisa avançar para processos de autoavaliação visando sempre à entrega de um profissional com perfil alinhado ao mercado de trabalho, ético, crítico, reflexivo, empreendedor e inovador — enaltece.

— O percurso formativo dos acadêmicos da Graduação requer constante atualização e dinamicidade. Nesse sentido, a proposta de formação para os NDEs da Unoesc é uma preocupação contínua por parte dos dirigentes, coordenadores e equipes dos NAP. As atividades permitem a qualificação de todos os envolvidos, mostrando que a Instituição está em crescente desenvolvimento e atenta às suas ações, por meio da autoanálise de suas práxis — destaca a coordenadora do curso de Tecnologia em Radiologia da Unoesc Xanxerê, professora Francielle Garghetti Battiston.

Na avaliação da diretoria acadêmica e do NAP da Unoesc Chapecó, a formação foi uma conversa necessária e produtiva para se pensar na Unoesc, trazer anseios e experiências dos docentes e apresentar sugestões frente aos desafios dos cursos de Graduação em relação aos novos instrumentos de avaliação, elaboração dos PPCs e relatórios.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.