Página inicial O que acontece Novos pré-incubados da Unoesc participam do Programa Empreendedor Inovador
Não categorizado Tecnologia

Novos pré-incubados da Unoesc participam do Programa Empreendedor Inovador

A Pré-incubadora Tecnológica da Unoesc deu início nesta semana ao Programa Empreendedor Inovador, que compreende uma série de capacitações voltadas aos responsáveis por projetos pré-incubados. É a primeira atividade voltada aos 11 projetos que serão pré-incubados a partir deste mês e permanecerão recebendo apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade durante um ano.   […]

O programa compreenderá 28 encontros ao decorrer do ano, em que os pré-incubados terão aulas sobre perfil do empreendedor, elaboração de plano de negócios, estudo de mercado, estudo de viabilidade econômica financeira, planejamento estratégico de marketing, comunicação e vendas, comércio eletrônico, internet e redes sociais, estrutura organizacional e operacional do negócio, exportação e importação, captação de recursos, gestão de inovação, etiqueta empresarial, leis trabalhistas e propriedade intelectual.

A aula inaugural, na noite de segunda-feira, foi ministrada pelo professor Dr. Fábio Lazzarotti, que integra a equipe do NIT e é coordenador do Mestrado Profissional em Administração. Ele falou sobre Empreendedorismo e Inovação.

O primeiro encontro também teve a participação do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Pré-incubadora da Unoesc, professor Michel Carlesso Ávila, e do gestor da Incubadora Tecnológica de Luzerna, Rafael Patzlaff. Rafael é formado pela Unoesc e fez parte da primeira turma de pré-incubados da Universidade. É um dos fundadores e proprietários da Odeme Dental Research, empresa que comercializa produtos odontológicos para vários estados brasileiros e para outros países, e Vice-presidente da ACIOC.

Novos pré-incubados

Em 2014, a Pré-incubadora da Unoesc abrigará 11 projetos de produtos, serviços ou processos inovadores. Três deles já eram pré-incubados em 2013 e estão tendo continuidade em 2014. Um deles, inscrito pelo administrador formado pela Unoesc Severino Luiz De Dea, continuará pré-incubado em função de ter sido selecionado no Programa Sinapse da Inovação, promovido pelo Governo do Estado, Fapesc, Sebrae e Fundação CERTI.

Em 2014, o projeto de Severino – um reciclador têxtil para beneficiar aparas de tecido de modo a reaproveitar essas sobras para a produção de estopa – recebeu apoio da Unoesc para o desenvolvimento de um protótipo funcional e para planejar a melhor forma de colocação desse produto no mercado. Em 2014, a intenção é aproveitar a pré-incubação e os recursos do Sinapse para melhorar o protótipo e planejar o empreendimento que pretende criar para produzir e comercializar o reciclador.

Outros dois projetos que estão iniciando a pré-incubação também foram contemplados pelo Sianpse da Inovação: o desenvolvimento de forragem hidropônica para suplementação do gado leiteiro e de corte, que está sendo desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Pedro Francisco da Silva Neto, e um projeto voltado ao desenvolvimento de uma bebida destilada a partir da erva-mate, de responsabilidade de Ezequiel Douglas Wilbert, aluno do Mestrado Profissional em Administração, também oferecido em Chapecó, e professor da Área das Ciências Sociais Aplicadas da Unoesc Joaçaba.

Durante o período de pré-incubação, os responsáveis por todos os projetos participarão do Programa de Empreendedor Inovador e terão acesso a assessorias tecnológicas, comercial, jurídica e de gestão.

– Venho buscar todo tipo de auxílio – diz o eletricista Dinomar Mateus Guerreiro, mostrando a expectativa dos novos pré-incubados, que visualizam nesse serviço prestado pela Unoesc a chance de tirar uma boa ideia do papel.

Como contrapartida aos serviços recebidos da Universidade, os pré-incubados têm apenas um custo fixo mensal de R$ 50, com um prazo de carência de seis meses, além de serem responsáveis por custos com materiais de consumo de uso particular (cópias e impressões, etc).