Página inicial O que acontece O patrimônio das organizações são as pessoas
Não categorizado Geral Chapecó

O patrimônio das organizações são as pessoas

“Capital intelectual: diferencial essencial nas organizações” foi o tema abordado pela Dr. Ane Lise Pereira da Costa Dalcul, na última semana, na aula magna dos cursos de Administração e Psicologia e palestra magna do curso de especialização em Gestão de Recursos Humanos da Unoesc Chapecó. Participaram do encontro aproximadamente 300 universitários. Ane Lise pontuou que o capital […]


“Capital intelectual: diferencial essencial nas organizações” foi o tema abordado pela Dr. Ane Lise Pereira da Costa Dalcul, na última semana, na aula magna dos cursos de Administração e Psicologia e palestra magna do curso de especialização em Gestão de Recursos Humanos da Unoesc Chapecó. Participaram do encontro aproximadamente 300 universitários.

Ane Lise pontuou que o capital intelectual trabalha um conjunto de ativos que envolve um sistema organizacional palpável, incluindo o capital humano e outros intangíveis, que não são mensuráveis. Porém, todos esses componentes devem estar bem alinhados, uma vez que o diferencial está nos aspectos intangíveis que refletem no resultado organizacional. “O capital intelectual envolve todas as ações resultantes do indivíduo na organização, ou seja, é uma conjugação da estrutura externa, estrutura interna e habilidades individuais”, complementou.

Ao ser questionada sobre qual o diferencial essencial nas organizações a professora foi enfática: “o diferencial está nas mãos das pessoas, que produzem com qualidade, que decidem como será a apresentação, como será reconhecida a marca e como será o ambiente interno”. 

A professora perguntou para os universitários qual o perfil de um líder e depois que eles citaram inúmeros atributos. Argumentou que, muitas vezes, as pessoas criam uma imagem de um “herói”. “As pessoas buscam a perfeição e não a alcançam o que se torna o grande problema das organizações. Se não temos objetivos de vida perdemos o sentido e passamos a buscar por buscar”, explicou.

De acordo com Ane Lise, os elementos que integram as organizações são: a filosofia, hábitos, competitividade, oportunidades, resultados, atitudes e sobrevivência. Somados com as pessoas, métodos, ferramentas, equipe, liderança, aprimoramento, comprometimento e metas.

Para estabelecer o valor de mercado é preciso considerar os capitais físico, monetário, humano, inovação, processos, relacionamento de todos os elementos. “Porém, nenhum dos elementos consegue existir se não houver pessoas. Esses elementos integrados são denominados de capital humano”, finalizou.

AULA MAGNA

De acordo com a coordenadora do curso de Administração, Carla Fabiana Cazella, a aula magna é um momento de integração entre os cursos e os universitários e oportuniza a troca de experiência com os profissionais que atuam no mercado de trabalho. “O evento promoveu um debate instigante sobre qual a importância da empresa reter talentos? Como mensurar enquanto patrimônio da empresa o capital intelectual?”, explicou.

A coordenadora do curso de Psicologia, Sayonara Teston, explica que o conceito de capital intelectual está ligado às organizações que tratam do conhecimento como vantagem competitiva. “Em essência, parece que o capital intelectual para estas organizações é aquele que pode ser convertido em valor. Por isso, falar em pessoas significa falar em patrimônio das organizações”, ressaltou.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.