Palestra apresenta a natação como aliada no desenvolvimento de bebês
Na quarta-feira, dia 22, o curso de Educação Física da Unoesc Videira recebeu a visita da professora e pesquisadora doutora Cristina Salar, da Universidad CEU Cardenal Herrera e da Universidad Miguel Hernandez, da Espanha, que ministrou a palestra “Importância do meio aquático para o desenvolvimento da criança”. O encontro foi no auditório do campus para estudantes do curso, […]
Publicado em 24/08/2018
Por ADM UNOESC

Na quarta-feira, dia 22, o curso de Educação Física da Unoesc Videira recebeu a visita da professora e pesquisadora doutora Cristina Salar, da Universidad CEU Cardenal Herrera e da Universidad Miguel Hernandez, da Espanha, que ministrou a palestra “Importância do meio aquático para o desenvolvimento da criança”. O encontro foi no auditório do campus para estudantes do curso, professores e demais interessados no assunto.
A palestrante Cristina Salar destacou que a natação para bebês não tem por objetivo fazer com o que o bebê saia nadando, mas sim, proporcionar através das atividades aquáticas movimentos e exercícios, uma excelente adaptação ao meio, e inúmeros estímulos de ordem afetiva, cognitiva, de segurança e psicomotora.
— Enquanto o bebê ainda não tem condição de andar, na água ele tem liberdade para realizar uma infinidade de movimentos e receber estímulos sensoriais que fora dela são mais limitados. Quanto mais abundantes e variadas forem as experiências, mais complexos serão os padrões de memória, aprendizagem e raciocínio — comentou a doutora Cristina.
Baseado nos estudos e pesquisas realizadas em sua tese de doutorado, ela enfatizou a importância de metodologias ativas que estimulem a criança em todos os seus aspectos, seja motor, intelectual ou afetivo-social, ressaltando a importância da estimulação visual para todo esse desenvolvimento.
— Foi uma experiência gratificante que deu início ao 7º Simpósio da Educação Física da Unoesc Videira — ressaltou a coordenadora do curso, professora Ederlei Zago.