Página inicial O que acontece Palestra proporciona conhecimento e inspiração aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo
Notícia Palestra Xanxerê

Com o objetivo de fornecer informações sobre as atribuições e responsabilidades do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), bem como lançar luz sobre a profissão, os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê acompanharam, no dia 12 de setembro, uma palestra com o arquiteto Newton Marçal, pelo projeto “CAU nas Escolas”.

Durante sua palestra, o arquiteto Newton Marçal, conselheiro do CAU, compartilhou valiosos insights sobre o papel fundamental desempenhado pelo CAU na regulamentação e orientação dos profissionais da área. Ele destacou a importância da compreensão das diretrizes e normas que regem a profissão, enfatizando como isso beneficia tanto os arquitetos e urbanistas quanto a sociedade em geral.

Além disso, o conselheiro abordou as diversas responsabilidades que os profissionais da arquitetura e urbanismo assumem ao planejar, projetar e construir espaços urbanos. Sua palestra foi rica em exemplos práticos que demonstraram a amplitude e a relevância do trabalho dos arquitetos e urbanistas em nossa sociedade.

O evento, organizado pela professora do curso, Rejane Bolzan Lunkes, proporcionou uma experiência educativa e envolvente para todos os participantes.

— A palestra contribuiu para enriquecer a formação acadêmica dos alunos, preparando-os além do conhecimento teórico, com a compreensão de práticas e recebendo orientações fundamentais para o sucesso em suas carreiras como arquitetos e urbanistas — comentou Rejane.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Anderson Saccol Ferreira, relatou que essa iniciativa reflete o compromisso contínuo da Unoesc em promover o conhecimento e a orientação, preparando seus acadêmicos para desempenhar um papel significativo na construção de um ambiente urbano mais seguro, funcional e esteticamente agradável.

— Este evento representa uma importante oportunidade para nossos alunos adquirirem mais conhecimentos sobre a profissão e suas responsabilidades. Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade que os preparará para se destacarem no campo da arquitetura e urbanismo — destacou o coordenador.

Sobre o projeto

O “CAU nas Escolas” é essencial para orientar os jovens sobre a profissão de arquiteto e urbanista, promover a conscientização sobre a importância da arquitetura, estimular a criatividade, fomentar a sustentabilidade e desenvolver futuros profissionais, contribuindo assim para cidadãos conscientes e talentos na área.