Página inicial O que acontece Pesquisa apresenta resultados do impacto da Pandemia na Educação do Município de Chapecó
Não categorizado Inserção Social Chapecó

Pesquisa apresenta resultados do impacto da Pandemia na Educação do Município de Chapecó

No dia 14, na sala de reuniões do Ponto.Zero da Unoesc Chapecó, foi realizado o lançamento do e-book “Impactos da Pandemia na Educação do Município de Chapecó e da Rede de Interlocução de Ensino”. O evento contou com cerca de 50 participantes, entre eles a Sra. Mayumi Kuramoto representando o Instituto BRF (IBRF), o professor […]


No dia 14, na sala de reuniões do Ponto.Zero da Unoesc Chapecó, foi realizado o lançamento do e-book “Impactos da Pandemia na Educação do Município de Chapecó e da Rede de Interlocução de Ensino”. O evento contou com cerca de 50 participantes, entre eles a Sra. Mayumi Kuramoto representando o Instituto BRF (IBRF), o professor Dr. Carlos Eduardo de Carvalho representando a Unoesc, além dos representantes da Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, gestores e coordenadores das Escolas Públicas e Privadas, organizadores e autores dos artigos que compõem o e-book e imprensa local.

Após as falas iniciais, a professora Dra. Marineiva Moro Campos de Oliveira fez uma reflexão sobre “A educação: um caminho nada suave” e, em seguida, os agradecimentos a todos os envolvidos na produção.

O objetivo do projeto foi investigar a realidade e as experiências vivenciadas por gestores, professores e alunos, nos níveis de ensino da Educação Básica da Rede Pública e Privada do Município de Chapecó e lançar uma “Rede de Interlocução de Ensino”. Participaram deste estudo 136 escolas, 837 alunos do 8º ano e do 3º ano, 598 professores desde o Ensino Infantil ao Ensino Médio e 123 gestores das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular.

O e-book foi organizado pelos professores da Unoesc, Mariluce Poerschke Vieira, Camilia Susana Faler, Carla de Almeida Martins Basso e Sergio Begnini, e com a participação de mais de 30 autores apresentando diversas pesquisas nas seguintes temáticas:

“Ações do poder público no setor educacional frente a pandemia Covid-19”, “Gestão Escolar na Pandemia: Desafios e Estratégias para a Educação em Chapecó/SC”, “Experiências de Professores Alfabetizadores dos Anos Iniciais em Período de Pandemia da Covid-19: Desafios e Possibilidades”, “Educação infantil na pandemia de covid-19: aprendizagem e contexto de trabalho das redes de ensino de Chapecó/SC”, “A educação na pandemia: um complexo de contradições frente ao meio técnico-científico-informacional no município de Chapecó (SC)”, “Um panorama acerca do processo de inclusão no contexto da pandemia covid-19 nas escolas do município de Chapecó/SC”, “Pandemia covid-19: olhar dos alunos em relação ao processo ensino aprendizagem e avaliação”, “Saúde física e mental dos alunos da educação básica pós pandemia Covid-19” e “Professores de educação básica e os níveis de ansiedade e depressão pós-pandemia”

— Em 2021, o mundo mencionava um lastro de consequências da Covid-19 na área da educação, nas diferentes perspectivas – ensino-aprendizagem, evasão escolar, dificuldade em acessar as tecnologias, fragilidades e acirramento na saúde mental de professores e alunos, e em Chapecó será que as problemáticas seriam essas? Tendo a Universidade a pesquisa como um dos seus pilares e um quadro de professores com vasta experiências articulou-se o trabalho — destacou um dos professores participantes.

Para acessar, basta clicar no link.

Lançamento “Rede de Interlocução de Ensino do Município de Chapecó e região”

Finalizando o evento, o professor Jackson Luiz Matte, organizador da Plataforma On-line de Aprendizagem lançou a “Rede de Interlocução de Ensino do Município de Chapecó e região”. 

 — Esta plataforma é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle) com objetivo de reunir exercícios, conteúdos, fóruns e demais ferramentas de um curso e/ou componente curricular, os quais podem ser disponibilizados virtualmente a um determinado grupo, composto tanto por professores como alunos das escolas básicas do município de Chapecó — afirmou Jackson.

Para acesso à rede de interlocução, basta clicar no link: tiny.one/aprendizagemunoesc e fazer o cadastro. Em seguida, é possível navegar na plataforma de ensino, na pasta da rede de interlocução postando e compartilhando experiências, conteúdos, vídeos educativos, fóruns, entre outros, assim como buscar conhecimento por meio das postagens de outros usuários.

Saiba mais

O e-book e a Rede de Interlocução originaram-se de um projeto intitulado Rede de Interlocução e Apoio para Construção da Escola On-line aprovado pelo Edital IBRF “Fundo Nossa Parte pelo Todo” 2021, sendo um dos dez aprovados no Brasil na Linha Educação e Inclusão Tecnológica.

Os organizadores agradecem ao IBRF, à Unoesc, ao Ponto.Zero/Unoesc, à Secretaria Municipal de Educação, à Coordenadoria Regional de Educação, ao Comitê de Gerenciamento do Ensino Remoto na Pandemia, ao Ministério Público, ao Estúdio Minetto, à Editora Unoesc, assim como aos gestores, professores e alunos que participaram da pesquisa e também aos autores dos capítulos do e-book que aceitaram o desafio de organizar os resultados encontrados.

*Texto com a colaboração Unoesc Chapecó.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.