Página inicial O que acontece Pesquisador Gerson Witte visita a exposição do Contestado realizada pela escola Ruth Lebarbechon
Não categorizado Cultura Joaçaba

Na tarde de quinta-feira (24) a exposição sobre a Guerra do Contestado realizada pela Escola Ruth Lebarbechon do município de Água Doce e que está amostra na Biblioteca da Unoesc Joaçaba recebeu a visita do professor e artista gráfico Gerson Witte que é pesquisador do tema teve algumas de suas ilustrações reproduzidas pelos alunos. A visita foi […]

Na tarde de quinta-feira (24) a exposição sobre a Guerra do Contestado realizada pela Escola Ruth Lebarbechon do município de Água Doce e que está amostra na Biblioteca da Unoesc Joaçaba recebeu a visita do professor e artista gráfico Gerson Witte que é pesquisador do tema teve algumas de suas ilustrações reproduzidas pelos alunos. A visita foi prestigiada pelo coordenador e colaboradores da biblioteca da Unoesc, bem como, representantes e estudantes da escola Ruth e ainda, representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Durante a visita, Gerson realizou uma palestra mostrando um pouco de suas pesquisas e  presenteou a escola e a Unoesc com livros que falam sobre a Guerra do Contestado e contém ilustrações de sua autoria.

O projeto desenvolvido pela escola Ruth Lebarbechon e que culminou na exposição buscou realizar um resgate histórico da Guerra do Contestado, um dos conflitos mais sangrentos do Brasil ocorrido no estado de Santa Catarina, na região do Meio-Oeste catarinense

— Fizemos um grande movimento trabalhando pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, produção textual, desenhos, teatro, intervenções locais e resgate histórico e conseguimos ir além dos muros da escola. Além da exposição na Unoesc, também fomos convidados para publicar nos Anais do encontro nacional sobre o Contestado — afirmou a professora  Janete Aparecida Rodrigues.

Neste mesmo dia, em outro período, a artista, Márcia Elisabeth Schüler, que também teve obras reproduzidas por meio de releitura esteve no local e deixou uma mensagem de agradecimento aos alunos e professores que idealizaram a exposição.

— Gostaria de dividir com vocês, professores, estudantes, da escola Ruth Lebarbechon minha emoção e alegria ao visitar a exposição ou I Mostra Histórico Cultural do Contestado na Unoesc Joaçaba.  Muito feliz por estar aqui, honrada com o carinho de todos vocês. Sucesso sempre.  O Contestado Vive! — escreveu Márcia.

O coordenador da Biblioteca Tiago Diersmann agradeceu a visita e parabenizou o trabalho realizado pela escola, ressaltando que a Unoesc está de portas abertas para projetos que valorizem a cultura e as tradições da região

— Agradecemos a escola pela bela iniciativa de trabalhar o tema com seus alunos e ainda aos artistas Gerson e Márcia por todo o conhecimento compartilhado. Nosso desejo é que mais escolas, pesquisadores e artistas compartilhem conosco seus conhecimentos e trabalhos — finalizou Tiago.