Página inicial O que acontece PIBID envolverá 305 estudantes de Licenciatura e 60 escolas públicas
Não categorizado Geral

PIBID envolverá 305 estudantes de Licenciatura e 60 escolas públicas

A Unoesc está iniciando neste ano 16 projetos que beneficiarão 60 escolas públicas, municipais e estaduais, de 12 municípios localizados desde a região Meio-Oeste até o Extremo-oeste de Santa Catarina. São projetos com duração de até quatro anos e que são desenvolvidos com recursos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mantido […]


A Unoesc está iniciando neste ano 16 projetos que beneficiarão 60 escolas públicas, municipais e estaduais, de 12 municípios localizados desde a região Meio-Oeste até o Extremo-oeste de Santa Catarina. São projetos com duração de até quatro anos e que são desenvolvidos com recursos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As escolas são de Videira, Fraiburgo, Joaçaba, Herval do Oeste, Luzerna, Campos Novos, Capinzal, Ouro, Xanxerê, Chapecó, Maravilha e São Miguel do Oeste. Foram escolhidas com base nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de modo a contemplar tanto escolas que apresentam baixos indicadores quanto escolas bem avaliadas, para que os projetos possam englobar casos de sucesso e instituições que demonstram dificuldade em melhorar seus índices de qualidade.

Cada escola vai receber ao menos um estudante matriculado em Pedagogia, Letras, História, Educação Física, Artes Visuais ou Música. Esses estudantes auxiliarão em trabalhos relacionados ao planejamento do projeto pedagógico; análise do processo de ensino-aprendizagem e de casos didático-pedagógicos; discussão de referenciais teóricos; desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias e instrumentos educacionais, entre outras atividades.

Conforme explica a coordenadora do PIBID na Unoesc, professora Regina Oneda Mello, o objetivo é promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de Licenciatura em escolas públicas da Educação Básica. Além disso, o programa busca incentivar a formação de docentes para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério e para a integração entre a educação superior e a educação básica, incentivando as escolas a participarem do processo de formação de professores.

– A introdução à docência, a experiência do aluno que está em graduação e pode estar nas escolas ajudando a desenvolver programas e propostas que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino, é muito importante – afirma o Vice-reitor Acadêmico da Unoesc, Nelson Santos Machado. – Crescem os alunos que participam, que têm um apoio para sua formação e para custear os seus estudos, ganha o País, ganha a Unoesc, que consegue contribuir. E a gente tem visto que as escolas que têm alunos ou estão vinculadas ao PIBID têm crescido em seus indicadores de qualidade – explica o Vice-reitor, lembrando que o número de bolsas do PIBID em projetos da Unoesc cresceu em cerca de 50% de 2013 para 2014.

Ao total, o programa envolve hoje 305 estudantes da Universidade. Também participam dos projetos 61 professores das escolas beneficiadas, 16 coordenadores – um de cada projeto –, dois coordenadores de área de gestão e a coordenadora institucional do PIBID na Unoesc, totalizando 386 pessoas. Todos recebem bolsas financiadas com recursos do programa federal.

Aberturas oficiais

As atividades do PIBID na Unoesc iniciaram em fevereiro, mas neste mês ocorreram as aberturas oficiais do programa nos Campi de Videira, Joaçaba, São Miguel do Oeste e Maravilha, conforme mostram as imagens. Em Videira e Joaçaba, ocorreu na última quinta e sexta-feira respectivamente. Em São Miguel do Oeste, ocorreu nesta segunda e terça-feira.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.