Pluralidade de temas marca a realização do Congresso de Comunicação Mídia e Sociedade
Abordando de forma diferenciada a comunicação contemporânea e suas contribuições na sociedade, especialmente, aquelas ligadas à emergência de novos processos de divulgação, consumo e disseminação de ideias e produtos ligados à convergência dos meios, o curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba realizou entre os dias 24 a 27 de outubro o “Congresso interdisciplinar de […]
Publicado em 29/10/2018
Por ADM UNOESC

Abordando de forma diferenciada a comunicação contemporânea e suas contribuições na sociedade, especialmente, aquelas ligadas à emergência de novos processos de divulgação, consumo e disseminação de ideias e produtos ligados à convergência dos meios, o curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba realizou entre os dias 24 a 27 de outubro o “Congresso interdisciplinar de Comunicação, Mídia e Sociedade”.
O evento teve início na quarta-feira (24), com a realização da já tradicional “15ª Noite da Pipoca”. Este ano, o filme apresentado foi “Gabriel e a Montanha”. O ator João Pedro Zappa, que interpreta o personagem principal, esteve presente para debater sobre o filme.
O longa recria com fidelidade o espírito aventureiro de Gabriel Buchmann, encontrado morto em um monte no Malaui em 2009. Sua história ficou conhecida quando o jovem economista permaneceu desaparecido por 19 dias, até ser encontrado morto no Monte Mulanje, no Malaui. Oito anos após a fatalidade, o diretor Fellipe Barbosa, amigo de Buchmann, lançou o filme Gabriel e a Montanha, que recria os últimos 70 dias do brasileiro no continente africano.
O ator, João Pedro Zappa, relatou como foi a experiência de fazer parte dessa superprodução nacional, totalmente gravada na África, de como foi o processo de composição da personagem e de atuar com pessoas que conheciam Gabriel. Com exceção dele e de Caroline Abras, que interpreta sua namorada, Cristina Reis, o restante do elenco é composto pelas próprias pessoas que o economista manteve contato na África.
Na quinta-feira (25), segundo dia de evento, o curso trouxe cinco representantes do grupo “Mídia Santa Catarina”, que por meio de um painel abordaram o tema “Perfil do profissional no atual cenário da comunicação e do consumo de informação”.
— O maior desafio hoje para o profissional é acompanhar a evolução do mercado de trabalho e as mudanças que acontecem muito rapidamente. É preciso olhar para frente buscar e gerar novas oportunidades se destacando em meio à multidão que vai disputar espaço nesse mercado — comentou a representante do Grupo Mídia Santa Catarina, Simara Villabruna.
Também palestraram no evento Viviane Duarte (Plano Feminino – SP) falando sobre “Construção de Marcas para o Universo Feminino”, Tânia Hoff, (ESPM-SP) abordando “Redação Publicitária” e Oswaldo Paleo com o assunto “Neurovendas”. Outras atividades realizadas foram oficinas de teatro, de dança, design gráfico, marketing digital, arte-finalização de peças publicitárias e caricatura além do lançamento de curtas-metragens produzidos pelos acadêmicos. Já a produção científica do curso recebeu destaque por meio da apresentação de artigos científicos que passaram a compor os Anais do evento.
— Tivemos como diferencial no Congresso desse ano a diversidade de temas e gêneros apresentados ao longo da programação. Conseguimos aliar Ensino, Pesquisa e Extensão focando em desenvolver várias habilidades dos alunos, uma vez que, no curso de Publicidade e Propaganda também buscamos a formação humana, o que contribui para que tenhamos profissionais cada vez melhores no mercado de trabalho — avaliou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Paulo Ricardo dos Santos.
O congresso de Comunicação ainda reservou um momento especial: o lançamento do “Prêmio Unoesc de Publicidade – Job do Ano” que vai premiar os melhores trabalhos desenvolvidos pelos dos alunos do curso. As inscrições vão de 29 de outubro a 28 de novembro e o resultado final será conhecido no dia 7 de dezembro.
Abaixo os dois curta-metragens produzidos pelos acadêmicos do curso e lançados durante o Congresso