Página inicial O que acontece Professor da Unoesc apresenta artigo sobre cidades inteligentes em seminário internacional
Notícia Evento Xanxerê

O XI Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, com o tema “Desenvolvimento Regional em Tempos de Emergência Climática: Desafios e Oportunidades”, ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), e reuniu acadêmicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas, trouxe à tona discussões cruciais sobre o futuro das cidades no Brasil.

O artigo foi apresentado pelo professor Anderson Saccol Ferreira, coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unoesc Xanxerê, em colaboração com o professor Gilson Ditzel Santos, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e a doutoranda Adriana Kunen.

Intitulado “A Evolução das Cidades Inteligentes Brasileiras: Uma Análise Comparativa de Indicadores do Ranking Connected Smart Cities”, o artigo oferece uma visão abrangente e crítica da evolução dos indicadores das cidades inteligentes no Brasil. A análise, que abrangeu o período de 2015 a 2022, revela o progresso alcançado e os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras na busca por maior inteligência urbana.

O estudo concentrou-se em municípios com os melhores desempenhos gerais, incluindo São Paulo, Curitiba, Vitória, Florianópolis, Campinas, e aqueles com destaque em eixos específicos, como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Caetano do Sul, Santos e Barueri. A análise proporcionou insights valiosos sobre os pontos fortes e fracos de cada cidade, o que auxilia a identificar os caminhos que os municípios podem seguir para se tornarem mais inteligentes e eficientes.

O professor Anderson destacou que o evento enriqueceu o cenário acadêmico e contribuiu significativamente para as discussões sobre o futuro das cidades inteligentes e das questões climáticas no Brasil.

— Este seminário internacional é uma oportunidade única para trocar conhecimento e experiências com colegas e profissionais de destaque em todo o mundo. O debate sobre o desenvolvimento regional, a evolução das cidades inteligentes e as emergências climáticas é fundamental para a formação acadêmica não só dos envolvidos, mas para os nossos discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, que serão os futuros agentes de transformação urbana em nosso país — comentou o professor.