Página inicial O que acontece Professor da Unoesc Chapecó é finalista do Prêmio Inovação Catarinense
Notícia Professor Chapecó

Professor da Unoesc Chapecó é finalista do Prêmio Inovação Catarinense

O professor Doutor Tiago Zonta, dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Unoesc Chapecó, é finalista do Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2022. A cerimônia de premiação será realizada em data a ser definida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O docente foi indicado na categoria “Professor Inovador”, com um projeto que iniciou em 2014 visando à conscientização e disseminação de informações sobre as profissões ligadas à área da Computação. O processo é baseado na apresentação, com oficinas teóricas e práticas, em escolas públicas e privadas de Chapecó, das regiões Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul.

— A premiação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de todos esses anos, que leva o ensino da tecnologia para as escolas e reflete em benefícios à comunidade. Ele está em andamento desde 2014, mas só agora foi inscrito no Prêmio Inovação Catarinense — enaltece o professor.

O projeto contempla oito encontros, que abordam temas relacionados à programação e robótica, sendo que a robótica é usada como forma lúdica de visualização dos resultados do aprendizado. Os alunos e professores também interagem, por meio de visitas, quando são inseridos nos diferentes ambientes da Unoesc Chapecó, como laboratórios, eventos científicos e feiras.

— Um dos cases que traz orgulho é a criação da equipe Robotic League na Escola de Educação Básica Bom Pastor, de Chapecó. Outro destaque é a atuação na comunidade. Além de integrar atividades na rede de ensino, especialmente a pública, o contato com a robótica e demais tecnologias é oferecido a entidades socioassistenciais — ressalta o professor Tiago, acrescentando que o projeto ganhou visibilidade principalmente após a pandemia.

Em 2021 e 2022 foram aproximadamente 200 crianças e adolescentes impactados com as oficinas e mais de 20 escolas visitadas, onde foram abordados os desafios da transformação digital e como aprender de forma divertida. Também foram realizados três encontros remotos com os pais, com o tema “O que os pais devem saber sobre o futuro”, mostrando como é feita a abordagem com os participantes.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Inovação Catarinense, criado pela Lei 14.328, de 2008, incentiva e reconhece os esforços bem-sucedidos de gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador no Estado de Santa Catarina. A premiação homenageia a memória do professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.

Texto: Mayelle Hall / Ascom Unoesc Joaçaba