Página inicial O que acontece Professor Luiz Carlos Lückmann é autor de três e-books lançados pela Editora Unoesc
Notícia Professor Joaçaba

A Editora Unoesc acaba de lançar em sua página três novos e-books: “Da universidade clássica à universidade brasileira: escritos sobre seus pressupostos fundantes, modelos forjados e embates no campo da educação superior”; “A interiorização da Educação Superior como estratégia de desenvolvimento regional: o caso das Instituições Comunitárias de educação superior presentes na Mesorregião Oeste Catarinense” e “O modelo comunitário de educação superior e sua atuação na Mesorregião Oeste Catarinense”. As obras contêm a autoria do professor Doutor Luiz Carlos Lückmann, que possui mais de 40 anos de atuação no Ensino Superior, 35 deles dedicados à Unoesc. Todos os materiais podem ser acessados gratuitamente no site da Editora Unoesc.

O primeiro e-book “Da universidade clássica à universidade brasileira: escritos sobre seus pressupostos fundantes, modelos forjados e embates no campo da educação superior” é de autoria do professor Doutor Luiz Carlos Lückmann. A obra traz ao público uma coletânea de artigos científicos publicados em periódicos entre os anos de 1999 e 2017. Os textos da coletânea tratam, em sua maioria, de temas relacionados aos pressupostos fundantes da universidade clássica de origem moderna e da universidade brasileira, passando pelos modelos de universidade humboldtiana, napoleônica e brasileira, analisando-se, em específico, o modelo multicampi adotado pela Unoesc, inovador para a época.

O segundo livro “A interiorização da Educação Superior como estratégia de desenvolvimento regional: o caso das Instituições Comunitárias de educação superior presentes na Mesorregião Oeste Catarinense” é resultado de uma dissertação de Mestrado, de autoria do professor Ilson Roberto dos Santos, defendida no ano de 2017, sob a orientação do , junto ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Unoesc. O texto foi atualizado pelos autores com dados do Censo da Educação Superior de 2021.

Já o terceiro livro, que traz como título “O modelo comunitário de educação superior e sua atuação na Mesorregião Oeste Catarinense”, é uma coletânea de artigos publicados entre os anos 2001 e 2016, alguns deles em coautoria, entre os autores o professor Aristides Cimadon, idealizador da criação da primeira universidade da Mesorregião Oeste Catarinense, a Unoesc, da qual foi reitor por muitos anos e hoje Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina. Os textos abordam, entre outros temas, a dimensão pública das Instituições Comunitárias de Educação Superior, analisando alguns pressupostos que se fizeram presentes no processo de regulação de seu novo marco legal, consubstanciado na Lei n. 12.881/13.

O professor Lückmann participou do processo de criação da Unoesc como Universidade, ocupando vários cargos como dirigente, entre os quais, o de reitor entre os anos de 1996 e 2000, também foi presidente da Acafe entre 1998 e 2000.

— Sou grato à Unoesc pelos 35 anos a ela dedicados, ciclo encerrado em abril de 2023. Estas obras representam um pouco de minha produção intelectual e de minha trajetória acadêmica na Instituição.  Quem sabe, um legado aos que seguirão na construção desta grandiosa Universidade — comentou Lückmann.O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, define as contribuições do professor Lückmann para com o Ensino Superior como grandiosas e parabeniza-o pelas publicações.

— Agradecemos por toda a vida dedicada à nossa Universidade e pelo empenho do professor na construção destas obras. Seus escritos certamente continuarão contribuindo muito com a construção do conhecimento e consolidação da ciência — afirmou Ricardo.