Página inicial O que acontece Professor surdo compartilha experiências em palestra sobre práticas inclusivas
Não categorizado Notícia Palestra Joaçaba

Professor surdo compartilha experiências em palestra sobre práticas inclusivas


Os cursos de Pedagogia, Tecnologia Educacional e Medicina, da Unoesc Joaçaba, promoveram um evento vinculado aos componentes de “Educação Especial e Ensino Inclusivo” e “Língua Brasileira de Sinais (Libras)”. A atividade, no mês de setembro, foi organizada pelas professoras Mara Regina Heberle e Cristiane Fiorese e envolveu aproximadamente 75 estudantes.

O encontro contemplou uma palestra ministrada pelo professor Ricardo Heberle, do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele é surdo e compartilhou a sua trajetória pessoal e profissional, da Educação Infantil ao Mestrado, relembrando os desafios e os avanços na área educacional para a inclusão das pessoas com deficiência.

— A presença do Ricardo foi positiva para a formação dos futuros profissionais da educação e da saúde, pois contribuiu para a reflexão sobre as práticas inclusivas. Da mesma forma, foi um incentivo para os futuros professores, demonstrando que a educação dos estudantes surdos é desafiadora, porém com inúmeras possibilidades — ressalta a professora Mara Regina Heberle.

O objetivo foi mostrar que a pessoa surda, por meio da Libras, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade. Na oportunidade, o professor abordou a importância da linguagem para o processo de formação e socialização. Ele também lembrou o Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.

— Fomos privilegiados com a presença do professor Ricardo, em um momento de troca de saberes, unindo a teoria estudada em sala de aula com a prática. Como estudante, contribuiu para a compreensão sobre a Educação Especial, muito importante para a nossa formação e para o desenvolvimento de práticas inclusivas — enfatiza a estudante Ediane Fachin, da terceira fase do curso de Pedagogia.

— A palestra com o professor Ricardo nos trouxe a oportunidade de conhecer suas experiências de vida, como docente e como surdo, ressaltando a superação diante das dificuldades enfrentadas na sociedade e em seu percurso acadêmico. Agradecemos pelo grande aprendizado — destaca a estudante Fátima Fraron, da terceira fase do curso de Tecnologia Educacional.

— Foi enriquecedor, tanto para o crescimento profissional quanto pessoal. Durante a conversa, pudemos ter o real contato com a deficiência auditiva e como a comunicação pode ser efetiva se a linguagem de sinais for melhor difundida em nossa sociedade — enaltece a estudante Emanuely Marcon, da segunda fase do curso de Medicina.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.