Página inicial O que acontece Professora da Unoesc fomenta aulas que motivam o empreendedorismo
Graduação Tecnologia Chapecó

Professora da Unoesc fomenta aulas que motivam o empreendedorismo

Ter iniciativa para implementar o seu próprio negócio, ou ser um profissional empreendedor, faz toda a diferença no mundo dos negócios. Com este intuito, a professora Inocência Boita Dalbosco, responsável pela disciplina de Empreendedorismo, ministrada no nono semestre do curso de Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, desenvolveu diversas práticas para ilustrar a temática. Na […]


Ter iniciativa para implementar o seu próprio negócio, ou ser um profissional empreendedor, faz toda a diferença no mundo dos negócios. Com este intuito, a professora Inocência Boita Dalbosco, responsável pela disciplina de Empreendedorismo, ministrada no nono semestre do curso de Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, desenvolveu diversas práticas para ilustrar a temática.

Na aula do dia 6 de fevereiro, esteve na Unoesc Chapecó a analista técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Marieli Aline Musskopf, com o objetivo de apresentar a entidade aos acadêmicos de Engenharia da Computação.

Na ocasião, Marieli explanou sobre as oportunidades para as pequenas empresas, sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI) e o perfil de empresas de Chapecó e região. Apresentou as principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas e, por fim, comentou sobre os desafios para o setor de tecnologia.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia da Computação da Unoesc Chapecó, Tiago Zonta, a atividade é muito importante nesta fase porque os acadêmicos estão se preparando para realizar estágios e trabalhos de conclusão de curso. Assim poderão planejar a criação de negócios e contribuir nas empresas que já atuam ou irão atuar futuramente.

No dia 8 de fevereiro, a aula ocorreu na 1Bi Capital – Aceleradora de Startups e Investimento Anjo. Os empresários da Belasis, Mua Commerce e 2ADV, apresentaram o case de empreendedorismo, bem como é o cotidiano do empreendedor a frente dos negócios.

A 1Bi Capital, por exemplo, é uma Aceleradora de Startups, dedicada a apoiar empreendedores engajados a alavancarem seus negócios. Oferece um programa intensivo que inclui local de trabalho, mentorias e apoios: estratégico, financeiro, administrativo e comercial.

Já no dia 9 de fevereiro, os acadêmicos visitaram a empresa Eletro Zagonel, na cidade de Pinhalzinho (SC). Os estudantes foram recebidos pelo empreendedor Roberto Zagonel, que compartilhou um pouco da sua trajetória empresarial. Na visita, os aacadêmicos puderam visualizar na prática as tecnologias e inovações da indústria.

Na mesma oportunidade, a coordenadora do Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pinhalzinho (ACIP), Eline Casarola, apresentou as propostas e projetos que estão sendo executados pelos nucleados para fomento do empreendedorismo e inovação da cidade e região.

Texto: Regina Ines Vogt

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.