Página inicial O que acontece Professora da Unoesc tem artigo publicado em revista científica internacional
Não categorizado Doutorado São Miguel do Oeste

Professora da Unoesc tem artigo publicado em revista científica internacional

A professora do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste, Dra. Marizete Arenhart Zuppa, teve seu artigo publicado na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health, periódico renomado na área da saúde, classificado como “A2” pela Qualis Capes. O artigo, intitulado “Adherence to combined healthy movement behaviors guidelines among […]


A professora do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste, Dra. Marizete Arenhart Zuppa, teve seu artigo publicado na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health, periódico renomado na área da saúde, classificado como “A2” pela Qualis Capes.

O artigo, intitulado “Adherence to combined healthy movement behaviors guidelines among adolescents: effects on cardiometabolic health markers – “Adesão às diretrizes de movimento combinado entre adolescentes brasileiros: associações transversais com marcadores de saúde cardiometabólica”, faz parte do seu estudo de Tese de Doutorado em Ciência da Reabilitação, orientado pelo professor-Doutor Dartagnan Pinto Guedes.

A publicação do artigo confirma a meritória excelência das pesquisas científicas desenvolvidas por professores do curso de Educação Física da Unoesc, em nível nacional e internacional, considerando que seus resultados trouxeram descobertas inéditas e extremamente relevantes, contribuindo fortemente para a área de educação em saúde. 

— Essa foi uma fase desafiadora, que trouxe experiências enriquecedoras, além de novos aprendizados e crescimento tanto pessoal quanto profissional —comenta Marizete.

 

Referente à Pesquisa

As diretrizes de movimento no ciclo diário de 24 horas para adolescentes recomendam ≥ 60 minutos/dia de atividade física moderada-a-vigorosa, ≤ 2 horas/dia de tempo de tela e 8-10 horas/noite de sono. Considerando que são raras as informações disponíveis sobre essa temática, na população jovem latino-americana, o estudo procurou estimar a proporção de uma amostra de adolescentes brasileiros que atendem, individualmente e em conjunto, as três diretrizes de movimento. Além disso, outro objetivo do estudo foi identificar os efeitos do atendimento das diretrizes de movimento sobre marcadores de saúde cardiometabólica

— Trata-se de um estudo observacional de base escolar, com a participação de adolescentes entre 14 e 18 anos. Foi aplicado questionário com questões estruturadas para levantar dados de atividade física, tempo de tela e sono. A saúde cardiometabólica foi avaliada pelo cálculo de um escore de risco contínuo, incluindo doze marcadores relacionados à gordura corporal, à pressão arterial, às lipoproteínas plasmáticas, glicemia e insulina — destaca a professora-doutora.

Os resultados apontaram que apenas 4,8% dos adolescentes atenderam as três diretrizes de movimento, enquanto 9,3% da amostra não atendeu a nenhuma das diretrizes. Nenhuma diferença significativa entre ambos os sexos foi encontrada no atendimento simultâneo das três diretrizes de movimento. Adolescentes, que não atenderam a nenhuma das diretrizes de movimento, apresentaram probabilidade duas vezes maior de risco cardiometabólico mais elevado do que seus pares, que atenderam conjuntamente as três diretrizes.

— Considerando que proporção elevada de adolescentes não atendeu as diretrizes de movimento com efeitos negativos sobre a saúde cardiometabólica, o estudo sugere que as políticas e intervenções futuras direcionadas à educação/promoção de saúde devem considerar uma abordagem integrada e holística direcionada a ações simultânea de maximização da atividade física, minimização do tempo de tela e duração suficiente de sono — finaliza Marizete.

O artigo está disponível aqui.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.