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Professores da Unoesc discutem a curricularização da Extensão

Com o objetivo de estreitar a relação com as comunidades em que está inserida, a Unoesc está organizando os projetos pedagógicos dos seus cursos para implantar até início de 2023, novos desenhos curriculares onde 10% da carga horária total do curso será destinada a atividades de extensão. O assunto foi abordado em uma reunião realizada […]


Com o objetivo de estreitar a relação com as comunidades em que está inserida, a Unoesc está organizando os projetos pedagógicos dos seus cursos para implantar até início de 2023, novos desenhos curriculares onde 10% da carga horária total do curso será destinada a atividades de extensão. O assunto foi abordado em uma reunião realizada na última sexta-feira (19), no auditório Afonso Dresch, em Joaçaba, e contou com a presença de dirigentes, coordenadores de setores e professores da instituição.

 Durante a reunião, pró-reitora acadêmica professora Lindamir Secchi Gadler, a diretora de acadêmica professora Liliane Simara Fernandes e o coordenador geral de pesquisa, pós-graduação, extensão e inovação, professor Jovani Antônio Steffani comentaram sobre como ocorrem as atividades de extensão e quais são os anseios dessa nova proposta de curricularização, que já foi implantada em quatro cursos de graduação.

— Esse é um movimento que envolve todo o ensino superior e irá marcar ainda mais a relação transformadora entre a Universidade e a comunidade. Buscamos nesta reunião apresentar o posicionamento da Unoesc e dar direcionamento aos professores — afirma Liliane.

— A extensão articula o Ensino e a Pesquisa, ou seja, através da pesquisa são identificadas as demandas e isso se transforma em projetos que auxiliam na resolução de problemas e contribuem para o desenvolvimento das comunidades. A Unoesc já é muito presente em suas comunidades, mas queremos fazer ainda mais — comenta Jovani.

Só em 2020, segundo dados do último relatório social, projetos e cursos de extensão que se constituem em campo de aprendizado para o acadêmico e oferecem à população possibilidades de atendimento de diversas necessidades que dizem respeito à cultura, à arte, ao meio ambiente e aos conhecimentos necessários a uma cidadania plena beneficiaram mais de 221 mil pessoas.
 
— Serão realizados mais programas, projetos, oficinas, cursos, eventos e prestação de serviço por meio de um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico que promova a interação transformadora entre as instituições de ensino e outros setores da sociedade e o acadêmico. Temos um longo caminho pela frente, mas estamos confiantes — finaliza Lindamir.
 

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