Página inicial O que acontece Professores da Unoesc participam de Simpósio Internacional sobre a Bacia do Rio Uruguai
Não categorizado Sustentabilidade Joaçaba

Professores da Unoesc participam de Simpósio Internacional sobre a Bacia do Rio Uruguai

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Inovação (Nupei) da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, e a coordenadora do curso de Engenharia Química e representante da Universidade na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC), professora Eduarda de Magalhães Dias Frinhani, participaram nos dias 1º e 2 de dezembro, na cidade de Itá, do […]


O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Inovação (Nupei) da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, e a coordenadora do curso de Engenharia Química e representante da Universidade na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC), professora Eduarda de Magalhães Dias Frinhani, participaram nos dias 1º e 2 de dezembro, na cidade de Itá, do “Simpósio Internacional Rio Uruguai dos Encontros: União Pela Conservação”. O evento contou com a participação de autoridades nacionais e governadores dos estados, províncias ou departamentos da Bacia do Rio Uruguai e representantes do Mercosul.

O evento teve como objetivos fortalecer a integração entre os países em prol da conservação e do uso sustentável da Bacia do Rio Uruguai e reafirmar os compromissos da Carta de Itá, firmada em 2012 pelos participantes da Terceira Reunião do Fórum de Conservação do Rio Uruguai, da União dos Parlamentares Sul-americanos e Mercosul (UPM). Além de acompanharem os debates, a professora Eduarda participou da mesa-redonda “Integração Técnica do Observatório da Qualidade da Água”, e o professor Fábio da mesa de encerramento do evento. Na oportunidade, a professora Eduarda apresentou a infraestrutura do Laboratório de Saneamento e Águas e afirmou o interesse da Unoesc em participar das atividades do Observatório de qualidade da água do Rio Uruguai e aquíferos relacionados. 

— O Simpósio foi uma oportunidade de renovar o compromisso e o trabalho conjunto pelo desenvolvimento de políticas e ações para o monitoramento e preservação deste importantíssimo recurso hídrico, que abastece povos de várias regiões do Brasil, da Argentina e do Uruguai. A Unoesc, enquanto Instituição comunitária, é integrante e parceira desta união pela conservação da Bacia do Rio Uruguai — afirmou o professor Fábio.

Além da Carta de Itá, foram assinados: o decreto estadual do Corredor Ecológico, denominado Caminho das Nascentes, a ordem de serviço para o Programa Qualiáguas e o Protocolo de Intenções para o Programa Catarinense de Fortalecimento dos Comitês de Bacia.

— É dever de todos os países que usufruem do Rio Uruguai atuarem visando à utilização de forma sustentável. O encontro foi importante porque possibilitou, além da integração entre os participantes, firmar compromissos em prol da conservação da Bacia do Rio Uruguai, essa fonte hídrica tão necessária — completou a professora Eduarda.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.