Página inicial O que acontece Professores da Unoesc publicam capítulo em livro sobre o sistema no cooperativismo financeiro
Graduação Professor Chapecó

Professores da Unoesc publicam capítulo em livro sobre o sistema no cooperativismo financeiro

Em fevereiro, a Cresol lançou o livro “Saberes: Inovação, Relacionamento e Governança nas Cooperativas Cresol”. A publicação conta a trajetória do Sistema no cooperativismo financeiro do Brasil, com edição da Editora Confebras e a apresentação ao público aconteceu por meio de uma live para colaboradores, conselheiros e convidados.  Em 432 páginas, os organizadores Adriano Michelon, vice-presidente […]


Em fevereiro, a Cresol lançou o livro “Saberes: Inovação, Relacionamento e Governança nas Cooperativas Cresol”. A publicação conta a trajetória do Sistema no cooperativismo financeiro do Brasil, com edição da Editora Confebras e a apresentação ao público aconteceu por meio de uma live para colaboradores, conselheiros e convidados. 

Em 432 páginas, os organizadores Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação, e José Vandresen, gerente do Cresol Instituto, reuniram artigos com detalhes dos 25 anos de história da cooperativa, criada na região Sudoeste do Paraná. Os relatos trazem experiências vividas por dirigentes, colaboradores e parceiros da instituição, em busca de uma reflexão sobre o cooperativismo. 

Esta edição, conta com um capítulo com os temas sobre educação financeira e cooperativismo, escrito pelos professores da Unoesc Chapecó, Carla Fabiana Cazella e Edivan Pommerening, ambos são atuantes na área.  

Para a professora Carla Cazella a educação financeira é muito mais do que apenas saber economizar o dinheiro. Ela consiste em práticas que têm o objetivo de trazer qualidade de vida tanto no presente quanto no futuro.

— Estamos operando vários projetos da Unoesc com foco nesta área, envolvendo alunos e professores e comunidade, escrever sobre o tema, sobretudo retrata também nosso objetivo e compromisso com a educação financeira — comenta.

De acordo com o professor Edivan Pommerening as cooperativas de créditos, são instituições que além de oferecer produtos e serviços, também prestam um tipo de assessoria para seus cooperados.

 — A Unoesc tem parceria com as instituições e  muitos dos nossos acadêmicos  trabalham nas cooperativas da região de Chapecó, onde os maiores sistemas cooperativos estão instalados. O tema impacta não somente nossos alunos, mas também toda a comunidade externa — afirma.

O livro tem uma tiragem de 1,5 mil exemplares, com distribuição gratuita. A versão online poderá ser acessada aqui

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.