Página inicial O que acontece Professores e diplomadas do curso de Administração participam de congresso internacional
Não categorizado International Joaçaba

Professores e diplomadas do curso de Administração da Unoesc participaram, virtualmente, nos dias 23 e 24 de junho, do 4º Congreso Iberoamericano de Investigación sobre MiPyME, realizado em Bogotá, na Colômbia. Viabilizado pela Faedpyme International e Universidad Jorge Tadeo Lozano, o evento teve como objetivo promover um espaço de discussão sobre os avanços da pesquisa […]

Professores e diplomadas do curso de Administração da Unoesc participaram, virtualmente, nos dias 23 e 24 de junho, do 4º Congreso Iberoamericano de Investigación sobre MiPyME, realizado em Bogotá, na Colômbia. Viabilizado pela Faedpyme International e Universidad Jorge Tadeo Lozano, o evento teve como objetivo promover um espaço de discussão sobre os avanços da pesquisa produzida na Ibero-América no campo das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

O estudo do Observatorio Iberoamericano de la MiPyME tem a participação dos professores Doutora Graciele Tonial e Mestre André Carlos Einsweiller, dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, e do professor Doutor Fabio Lazzarotti, do programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Unoesc. Já as diplomadas Taís Almeida e Milena Ramella apresentaram no congresso o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre as práticas de inovação nas MPMEs no Brasil durante a pandemia da Covid-19.

— O sentimento é de gratidão por expor o nosso TCC em um congresso internacional e fazer parte dessa importante pesquisa, que contribui com resultados construtivos para o meio empresarial e a sociedade com uma visualização sobre os principais impactos econômicos nas MPMEs brasileiras — enfatizam Taís e Milena.

Os professores também avaliam positivamente o evento, que teve como eixos centrais a competitividade das MPMEs, a digitalização das organizações e a transferência de pesquisa das universidades às empresas.

— Foi uma grande oportunidade apresentar resultados de estudos realizados por alunos da Instituição, principalmente integrando a pesquisa nos níveis de Graduação, Mestrado e Doutorado — destaca o professor Fabio Lazzarotti.

— Aliar as pesquisas acadêmicas às práticas cotidianas das empresas é de relevância para a conexão e o alinhamento do curso com a sociedade — ressalta a professora Graciele Tonial.

— A participação em eventos como esse, mesmo que híbridos, nos permite a troca de experiências e estudos, bem como a divulgação de ideias e práticas atuais da Administração no que concerne o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas, aproximando pesquisadores e acadêmicos. Além disso, os artigos são relevantes para o meio acadêmico e fortalecem o fomento das pesquisas na instituição — completou o professor André Carlos Einsweiller.