Página inicial O que acontece Professores são homenageados pela Academia de Letras Jurídicas
Não categorizado Geral

Professores são homenageados pela Academia de Letras Jurídicas

Dois juristas atuam em Joaçaba, ambos professores da Unoesc, receberam homenagem da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej), em sessão realizada na última sexta-feira em Joaçaba, quando o Reitor da Universidade, Aristides Cimadon, foi empossado na cadeira de número 35 da entidade. Os homenageados foram os juízes Rodrigo Goldschmidt, que atua na Justiça do Trabalho, por […]


Dois juristas atuam em Joaçaba, ambos professores da Unoesc, receberam homenagem da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej), em sessão realizada na última sexta-feira em Joaçaba, quando o Reitor da Universidade, Aristides Cimadon, foi empossado na cadeira de número 35 da entidade. Os homenageados foram os juízes Rodrigo Goldschmidt, que atua na Justiça do Trabalho, por sua trajetória de vida e profissional, e Alexandre Dittrich Buhr, pelo pioneirismo e relevância da obra de sua autoria “Direito espacial: lições preliminares avançadas”.

A homenagem faz parte do ritual da Acalej, que escolhe, em reunião de Diretoria, um nome e uma obra para serem colocados em destaque em sessão solene, o que é designado como Proscênio Sublime.

Rodrigo Goldschmidt

Rodrigo Goldschmidt foi apresentado pelo acadêmico Ricardo José da Rosa, que prestou a homenagem lembrando a trajetória do jurista nascido em Erechim. Ricardo destacou, entre outros aspectos, a formação acadêmica do homenageado – graduação em Direito e especialização em Direito Civil, ambas pela Universidade de Passo Fundo, mestrado e doutorado em Direito Civil pela UFSC e pós-doutorado em Direito pela PUC-RS, ainda em andamento –, sua atuação como magistrado, professor e pesquisador e, ainda, sua dedicação a áreas como “Dignidade da pessoa humana”, “Direitos Fundamentais Sociais”, “Direito do Trabalho” e “Flexibilização do Direito do Trabalho”.

– [Rodrigo] não se limita a acumular conhecimento, mas suas atividades demonstram um ser humano comprometido com o bem-estar do próximo – afirmou.

Em agradecimento, o homenageado afirmou que sempre procurou pautar sua vida pela boa fé, seja no campo profissional, na família ou na sociedade, e agradeceu o reconhecimento recebido.

– Não há honraria mais alta, para uma pessoa digna, que o reconhecimento. Estou honrado e com o peito palpitando neste momento pela honraria que recebi – disse.

“Direito espacial: lições preliminares avançadas”

Conforme afirmou o acadêmico José Isaac Pilati, o livro “Direito espacial: lições preliminares avançadas”, lançado em 2011, foi homenageado pelo pioneirismo do tema e sua importância para as letras jurídicas brasileiras, além do mérito do trabalho em si, fruto de pesquisas iniciadas ainda em 2005.

– O livro é um verdadeiro manual de ciência jurídica espacial, abrindo caminho com descortino e desassombro para a inauguração de novos mundos da vida para o homem, como aconteceu nos séculos XV e XVI com a conquista da América. Mas, dessa vez, com preocupações éticas, jurídicas e sociais que não prevaleceram no passado, preocupações, em especial do livro que estamos homenageando, com a causa comum da humanidade – justificou Pilati.

Em agradecimento, o autor Alexandre Dittrich Buhr lembrou que a obra teve origem em uma dissertação de mestrado cursado na Univali – a primeira dissertação de mestrado sobre Direito Espacial no Brasil –, a qual teve como orientador o presidente da Acalej, Cesar Luiz Pasold. Lembrou ainda que o volume é o primeiro livro-texto sobre o assunto no País e também possibilitou o desenvolvimento de um componente curricular do Curso de Direito da Unoesc.

– E hoje, a Unoesc é a primeira e a única no Brasil a oferecer a disciplina de Direito Espacial – lembrou.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.