Página inicial O que acontece Projeto de Corredor Ecológico Urbano e Parque Linear é apresentado por estudante da Unoesc Videira ao Prefeito de Fraiburgo
Notícia Estudante Sustentabilidade Videira

Na tarde de segunda-feira (14), a estudante Bibiana Burghardt, em conjunto a professora Ma. Juliana Aparecida Biasi, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira, realizou uma apresentação diante das autoridades municipais de Fraiburgo, Santa Catarina. O objetivo principal do encontro foi expor uma proposta que visa à implantação de um Corredor Ecológico Urbano, juntamente com um Parque Linear, ao prefeito de Fraiburgo, Wilson Ribeiro Cardoso Junior, ao secretário de Administração e Planejamento, Fabio Dutra, à secretária e assessora de departamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Rosar e Fernanda Debortoli Raldi, e à diretora de Turismo, Natália Latrechia.

O projeto em destaque surge como resultado do Trabalho de Conclusão I da estudante, que concentra esforços na concepção e no desenvolvimento de um Corredor Ecológico Urbano. Essa iniciativa, cujo potencial transformador do ambiente urbano é notável, busca fomentar a integração harmoniosa entre áreas verdes, fortalecendo a conservação da biodiversidade, e a criação de um Parque Linear para a comunidade local.

Os objetivos primordiais do projeto abrangente incluem a criação de novos espaços de lazer e instalações públicas, bem como a conscientização ambiental da população. A proposta também almeja fortalecer a vitalidade urbana e assegurar a preservação do Corredor Ecológico Urbano, para o que se procedeu à análise detalhada de diversas variáveis, tais como os fluxos de tráfego e acessibilidade, as condições do solo e do ambiente, além da conectividade com as áreas verdes já existentes, bem como a compreensão das necessidades da comunidade local.

Os pilares justificativos desse projeto singular são três:

Social: a melhoria da qualidade de vida, a promoção da recreação e do lazer, bem como a educação ambiental.

Ambiental: a conservação da biodiversidade, este pilar visa tanto a melhoria da qualidade do ar quanto a gestão adequada das águas pluviais.

Econômico: intuito de fomentar a valorização das propriedades adjacentes, impulsionar o turismo e o comércio local e, de maneira crucial, contribuir para a geração de empregos.

De modo a alinhar-se aos princípios globais de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto em questão engaja-se ativamente com três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: criando espaços que salvaguardam tanto o patrimônio natural quanto cultural, fortalecendo assim o tecido social da comunidade.

ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis: o projeto propõe-se a gerar oportunidades de emprego local, ao passo que promove o turismo sustentável e as culturas autênticas.

ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre: ao promover o uso sustentável do ecossistema.

A iniciativa proposta destaca-se como um passo significativo em direção a um ambiente urbano mais harmonioso e sustentável. Alinhada aos valores e às metas de desenvolvimento da comunidade local e global, essa proposta exemplifica o compromisso da Unoesc Videira em promover soluções inovadoras que beneficiem a região.