Página inicial O que acontece Reitor tomará posse na Academia Catarinense de Letras Jurídicas
Não categorizado Geral Joaçaba

Reitor tomará posse na Academia Catarinense de Letras Jurídicas

O Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, tomará posse nesta sexta-feira (14) na cadeira de número 35 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej). A solenidade ocorrerá a partir das 19h30, no Auditório Jurídico da Unoesc Joaçaba, e contará com a participação de juristas e autoridades da região. Além da posse do novo acadêmico, a programação […]


O Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, tomará posse nesta sexta-feira (14) na cadeira de número 35 da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (Acalej). A solenidade ocorrerá a partir das 19h30, no Auditório Jurídico da Unoesc Joaçaba, e contará com a participação de juristas e autoridades da região.

Além da posse do novo acadêmico, a programação compreenderá uma homenagem ao juiz Rodrigo Goldschmidt, de Chapecó, e um momento de destaque para a obra “Direito Espacial: lições preliminares e avançadas”, de autoria do juiz Alexandre Dittrich Buhr, da Comarca de Joaçaba.

Acalej

A Academia Catarinense de Letras Jurídicas foi criada em dezembro de 2012 e instalada oficialmente em abril de 2013. É composta por 40 cadeiras, cada uma delas tendo como patrono um nome reconhecido na área jurídica da história catarinense. 

Conforme divulgado no site da própria instituição, sua finalidade é a preservação e resgate histórico de dados literários jurídicos, o aprimoramento das letras jurídicas em quaisquer ramos, a difusão e a publicação de obras jurídicas, a qualidade e o zelo da Produção do Direito, das peças e da argumentação jurídica.

Novo acadêmico

O nome de Cimadon foi aprovado para compor a Academia Catarinense de Letras Jurídicas em novembro de 2013. A cadeira que vai ocupar, a de nº 35, tem como patrono Dante Martorano: advogado, pesquisador do Direito, ensaísta, cronista e historiador.

Cimadon é graduado em Filosofia e em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e em Direito pela Unoesc. Tem mestrado em Educação pela PUC-RS e em Direito pela UFSC, além de doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. É professor universitário desde 1977, quando ingressou na Unoesc, e desde então também ocupa funções de liderança nessa instituição, onde está em seu quarto mandato como Reitor, terceiro consecutivo.

Já publicou dezenas de trabalhos científicos, cinco livros de sua autoria e sete em coautoria. Entre os títulos de sua autoria estão “Autonomia dos Estados Federados e Direito Educacional”, da Editora Conceito (2007), e “A Natureza Jurídica das Fundações Criadas pelo Poder Público”, da Editora Unoesc (2002).

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.