Página inicial O que acontece Robô do cubo mágico” é atração no estande da Unoesc na Expen 2014
Não categorizado Tecnologia Chapecó

Robô do cubo mágico” é atração no estande da Unoesc na Expen 2014

A Unoesc Chapecó esteve presente na Expen 2014 – Feira de Soluções Empresariais – que ocorreu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. No estande, localizado no Salão Nobre, a universidade apresenta suas novas linhas de serviços para empresas, atuando tanto na transmissão de conhecimento quanto na colaboração em projetos […]

A Unoesc Chapecó esteve presente na Expen 2014 – Feira de Soluções Empresariais – que ocorreu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. No estande, localizado no Salão Nobre, a universidade apresenta suas novas linhas de serviços para empresas, atuando tanto na transmissão de conhecimento quanto na colaboração em projetos e captação de recursos. O que chamou a atenção dos visitantes foram os robôs expostos.

O “robô do cubo”, como os acadêmicos o chamam, impressiona pela agilidade com que organiza um cubo mágico. O estudante de Engenharia da Computação, Jonas Corrêa, explicou que eles estudam o funcionamento da máquina para desenvolver outros robôs. A expectativa é que o algoritmo esteja decodificado até o final do ano. “O ‘robô do cubo’ lê as cores e depois as organiza. Analisamos os sensores e os controles, por exemplo, para que depois possamos aplicar em nossas produções robóticas”, destacou.

O professor do curso, Fábio Olivé, disse que essa tecnologia poder usada para construir máquinas para escala industrial, facilitando o trabalho nas empresas. “A partir desse software, podemos criar um robô que organize o estoque de acordo com as cores dos produtos”, exemplificou.

Na feira, foi apresentada a forma de atuação do Laboratório de Hardware e Software Livre, Engenharia de Software e Jogos Educacionais e Empresariais – com o lançamento da “Garagem Tecnológica”. Este espaço da Unoesc Chapecó envolve pesquisas e catalogação de soluções livres para atender necessidades de pequenas empresas; engenharia de software por meio de pesquisas para a melhoria de processos nas empresas de TIC; gerenciamento de projetos para melhorar os resultados dos projetos em execução nas empresas; pesquisas e propostas de soluções ligadas a jogos com o objetivo de modificar a forma de gestão, tanto nas empresas (capacitações e treinamentos) e nos processos de ensino-aprendizagem (em sala de aula).

No espaço, também foram repassadas informações sobre a nova estrutura do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) em Chapecó, coordenado pela professora Ana Marcia de Debiasi e participação da professora Marcia Paloschi.

As áreas de atuação do NIT são a proteção intelectual das pesquisas desenvolvidas na instituição, o fomento a inovação tecnológica e a propriedade intelectual, o estreitamento das relações entre universidade, empresa e setor público através de parcerias de negócio, e a criação de redes de integração com outras instituições de pesquisa.

EXPEN 2014

A Feira de Soluções Empresarias é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio dos Núcleos das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Jovem Empreendedor e de Consultorias. O principal objetivo é estimular a economia, o empreendedorismo e o aperfeiçoamento das empresas e profissionais, oferecendo soluções completas para todas as etapas de maturação de uma empresa, desde o planejamento de um novo negócio até a gestão e conquista de novos mercados.
Desde a primeira Expen, em 2011, a feira vem apresentando crescimento de 60% de público a cada edição. Em 2012, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento.

A previsão de negócios é de R$ 15 milhões durante e após a feira.
A Expen 2014 conta com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Proxsis; Unochapecó; Renova Marcas e Patentes; Unimed Chapecó; Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec); Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Prefeitura Municipal de Chapecó e SEBRAE.