Página inicial O que acontece Simpósio das Engenharias e Arquitetura promove desafios e incentiva o aprendizado dos estudantes
Não categorizado Notícia Evento Joaçaba

Simpósio das Engenharias e Arquitetura promove desafios e incentiva o aprendizado dos estudantes


Quatro dias intensos de atividades que fomentaram o aprendizado e desafiaram os estudantes. Assim foi o “7º Simpósio das Engenharias e Arquitetura da ACET (Área das Ciências Exatas e Tecnológicas)”, da Unoesc Joaçaba. O evento aconteceu de 21 a 24 de agosto e teve o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

A programação contou com mesas-redondas, uma realizada no Auditório Afonso Dresch e outras on-line, com profissionais que contaram sobre suas experiências, seus desafios, o mercado de trabalho e as inovações na área de atuação. Houve ainda a realização de uma minifeira com a exposição de empresas correlatas à Engenharia e Arquitetura, visitas técnicas, oficinas, palestras e a realização de dois desafios: o “Engenharia e Arqui sai da caixa” e “Aviões de papel”.

No desafio “Engenharia e Arqui sai da caixa”, as equipes, formadas por um integrante de cada curso da ACET, precisavam criar um protótipo com materiais previamente selecionados e que se deslocasse pela maior distância. Foram dois dias de trabalho até a apresentação das criações em formato de pitch, que foram avaliadas pelos critérios definidos e por uma comissão julgadora. A equipe vencedora foi a Equipe Entrevero, composta pelos integrantes Mayko Henrique Muller, Luarla Fedrigo, Domingos Chicanha Fonseca, Deise Gabrieli da Mota e Sofia Hermes Zucchi Gorlin, que ganharam um prêmio de R$ 1.400. Os demais participantes receberam medalhas de participação.

O desafio dos aviões de papel aconteceu no Centro de Inovação Inovale e premiou, com troféus, os aviões que voaram por mais tempo e pela maior distância.

A professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil, Scheila Lockstein, agradeceu, em nome de todos os cursos envolvidos, às equipes da Unoesc que colaboraram, aos professores e colaboradores dos cursos envolvidos e ao CREA pelo patrocínio.

— Os projetos pedagógicos dos nossos cursos preveem atividades que fomentam o desenvolvimento de competências que envolvem o conhecimento técnico, o saber ser e fazer. Houve muita criatividade, inovação e o desenvolvimento de habilidades, como trabalho em equipe e liderança entre os estudantes — destacou a professora Scheila.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.