Página inicial O que acontece Sipat desenvolve atividades de capacitação e conscientização para colaboradores da Unoesc São Miguel
Unoesc Geral Saúde Notícia Evento

Sipat desenvolve atividades de capacitação e conscientização para colaboradores da Unoesc São Miguel


Durante o mês de junho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), da Unoesc São Miguel do Oeste, promoveu a 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) com o tema “Saúde e Segurança em Dia, Mostre Seu Amor Pela Vida”. O presidente da Cipa, Gilvani Sigolin, explica que foram desenvolvidas atividades para capacitar e conscientizar os colaboradores, para que mantenham atitudes adequadas com o ambiente de trabalho e obter uma melhor qualidade de vida.

A Sipat contou com palestras online e presenciais, avaliações e atividades que visam à prevenção e cuidados com a saúde. Além disso, foi realizada a campanha de doação de alimentos e materiais de higiene, que foram destinados às famílias carentes do Município, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A palestra de abertura foi realizada no dia 12, de forma online, para os colaboradores dos Campi de São Miguel do Oeste, Pinhalzinho, Maravilha e São Jose do Cedro, com o tema “PcD: acessibilidade e inclusão no ambiente de trabalho”, com a professora Mestra Josiane Romancini.

— Por meio da inclusão no ambiente de trabalho, é possível vivenciar a inovação; motivar e engajar os colaboradores; oferecer soluções diferenciadas para as dificuldades do dia a dia; reduzir conflitos internos entre outros fatores — reforça Sigolin.

A segunda palestra online foi no dia 23, com o professor Mestre Matias Trevisol, que falou sobre dependência digital.

— O uso das tecnologias ocasionou diversos aspectos positivos para a vida das pessoas e da sociedade. Contudo, também pode trazer consequências trágicas se utilizada de maneira errônea — salienta o presidente da Cipa.

Pensando na qualidade de vida dos trabalhadores, no dia 27, a Cipa, juntamente com os Cursos de Educação Física e Fisioterapia, proporcionou um dia de saúde. Nessa atividade, os estudantes dos Cursos aplicaram testes e avaliações como: aferição da pressão; teste de força e flexibilidade; IMC; avaliação da pisada; avaliação da capacidade funcional de membros inferiores entre outros, com o objetivo de mostrar um panorama da saúde dos colaboradores e instigar a escolha e manutenção de hábitos saudáveis.

Para o encerramento, no dia 29, com o intuito de promover um ambiente motivador e desafiador entre os participantes, foi realizada a palestra presencial “Intraempreendedorismo: é meu papel?” ministrada pela professora Mestra Elis Regina Zanin Mulinari.  Após teve sorteio de brindes e coffee-break.

Para a colaboradora Daiane Bido, a Sipat não é apenas uma medida de segurança obrigatória para as empresas, mas também é uma oportunidade para envolver os colaboradores, compartilhar conhecimentos e falar sobre assuntos importantes relacionadas à saúde e ao bem-estar de todos.

— Os temas que foram abordados estão relacionados ao nosso dia a dia de trabalho, da vida pessoal e também da nossa saúde física, mental e emocional. Além das palestras on-line, que proporcionaram a todos à participação, os encontros presenciais foram importantes, pois possibilitaram a integração dos colegas de trabalho, sendo um momento importante para parar, respirar, ouvir e fazer a integração — explica Daiane.

Esta foi a primeira edição da Sipat pós-pandemia e o resultado, segundo os organizadores, foi positivo.

— A Sipat é um momento que oportuniza a atualização de conhecimento e reforça a necessidade da atenção aos riscos dos acidentes no ambiente de trabalho. Na primeira edição pós-pandemia, a Cipa buscou mostrar como cuidados simples e pequenas atitudes no dia a dia podem evitar acidentes e contribuir de forma significativa para a promoção da qualidade vida de todos os colaboradores. O saldo da 15ª Sipat é muito positivo. A colaboração, envolvimento e comprometimento das equipes de São José do Cedro, Maravilha, Pinhalzinho e de São Miguel do Oeste tornou o evento um sucesso e demonstrou o esforço coletivo em tornar a Unoesc cada dia mais segura — finaliza Gilvani Sigolin.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.