Sistema de segurança contra incêndios é tema de debate
O curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, por meio da parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de[U1] Santa Catarina (CBMSC) e o Sindicato dos Contadores de Videira (Sindicont), realizou palestra na quinta-feira (29), para discutir e apresentar mudanças na legislação de segurança contra incêndios de Santa Catarina e o sistema e-SCI. O evento […]
Publicado em 04/10/2022
Por ADM UNOESC

O curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, por meio da parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de[U1] Santa Catarina (CBMSC) e o Sindicato dos Contadores de Videira (Sindicont), realizou palestra na quinta-feira (29), para discutir e apresentar mudanças na legislação de segurança contra incêndios de Santa Catarina e o sistema e-SCI. O evento foi conduzido pelo Sargento BM Giomar da Silva, profissional que atua há vários anos na corporação de Videira, com larga experiência na área.
O encontro reuniu engenheiros, contadores e administradores, de vários municípios da região, e foram debatidos assuntos como alteração nos parâmetros de fiscalização, em que a responsabilidade pela segurança contra incêndio e pânico, assim como a solicitação para o funcionamento de toda a edificação, passou para o proprietário ou responsável pelo imóvel.
Também no evento os profissionais receberam orientações sobre a utilização do e-SCI, sistema que possibilitou a solicitação de atestado de funcionamento e outros itens do processo por meio digital.
Para a professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Videira, Kemylli Farinon, as palestras e treinamentos são essenciais para os profissionais atuarem de forma assertiva, afinal, as legislações e normas estão em constantes mudanças, e a atualização do profissional se faz necessária.
Já o sargento Giomar Silva explica que as orientações prestadas durante o encontro auxiliam a comunidade com a difusão do conhecimento. Elas também qualificam os profissionais da área contábil, para atender às demandas de seus clientes que buscam adequarem-se à nova legislação.
Para a presidente do Sindicont, Sidecler Pauvels Zago, as alterações recentes na legislação e o sistema de licenciamento do Corpo de Bombeiros estão impactando os proprietários de edificações, empresários e contadores.
— Se o processo não for realizado de forma correta conforme a lei, pode haver autos de infração, multas e, em casos excepcionais, chegar até a cassação de alvarás. Por isso, estamos aqui para buscar informações e contribuir com orientações para que todos atuem dentro da legalidade — finalizou Sidecler[U2] .
E para dar seguimento às discussões e definições e auxiliar mutuamente o CBMSC, o Sindicont criou um grupo no WhatsApp, e irá agendar reunião entre os profissionais envolvidos com o licenciamento. O Corpo de Bombeiros Militar de Videira, também por meio do WhatsApp, (49) 3533-5855, atende o cidadão. Pelo dispositivo, o interessado pode tirar dúvidas e buscar informações sobre serviços fornecidos pela instituição.