Página inicial O que acontece Sistema desenvolvido na Unoesc é apresentado em Florianópolis
Não categorizado Tecnologia Joaçaba

Sistema desenvolvido na Unoesc é apresentado em Florianópolis

Um sistema computacional desenvolvido por um acadêmico e um professor do Curso de Engenharia da Computação da Unoesc Joaçaba foi apresentado durante o Computer on the Beach 2014, evento técnico-científico voltado à área da computação realizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no final de março, em Florianópolis.  O sistema apresentado pelo estudante Anderson […]

O sistema apresentado pelo estudante Anderson Sensolo, do terceiro semestre do curso, e pelo professor Me. Karl Phillip Buhr chama-se “Vitrine Virtual Interativa”. Trata-se de um software aplicativo para propaganda que utiliza tecnologia perceptual: o sistema exibe os produtos disponíveis em um estabelecimento comercial e permite que o usuário interaja através de movimentos e gestos com as mãos para obter informações detalhadas.

O projeto foi desenvolvido na Unoesc, por iniciativa do estudante de Engenharia da Computação, como um projeto extraclasse. Em julho do ano passado, foi contemplado na primeira fase do Intel Perceptual Challenge Brasil, quando foi selecionado como uma das 30 ideias mais inovadoras de aplicativos que utilizam o Intel® Perceptual Computing SDK (Kit de Desenvolvimento de Software – daí a sigla em inglês SDK – utilizado para incorporar funcionalidades de percepção computacional a um software).

De acordo com o professor Karl, o desenvolvimento da “Vitrine Virtual Interativa” também possibilitou ao acadêmico aprimorar e adquirir novos conhecimentos nas áreas de programação orientada a objetos, programação gráfica, C++ (que é uma linguagem de programação) e interação humano-computador.

Além da participação do professor Karl e de Anderson, outros sete estudantes e o coordenador do Curso de Engenharia da Computação, professor Me. Daniel Calixto Fagonde Moraes, acompanharam a programação do Computer on the Beach 2014. O evento reuniu profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área para discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação.