Página inicial O que acontece Terceira edição do Programa de Qualificação para Exportação é lançada na Unoesc Chapecó
Não categorizado Extensão Chapecó

A Unoesc Chapecó e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizaram, na quarta-feira (8), no espaço Ponto Zero, o lançamento oficial da terceira edição do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O ato aconteceu durante a Aula Magna do curso de Administração e foi prestigiado pelo reitor da Universidade, professor Doutor […]

A Unoesc Chapecó e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizaram, na quarta-feira (8), no espaço Ponto Zero, o lançamento oficial da terceira edição do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O ato aconteceu durante a Aula Magna do curso de Administração e foi prestigiado pelo reitor da Universidade, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider, e pelos vice-reitores da Unoesc Chapecó e Videira, professor Doutor Carlos Eduardo Carvalho e professora Carla Fabiana Cazella, respectivamente, além de representantes da ApexBrasil e entidades apoiadoras.

O PEIEX tem como objetivo preparar as pequenas e médias empresas brasileiras para iniciar as negociações e processos de exportação, dos produtos e serviços, de forma estratégica, planejada e segura, com orientações de técnicos especializados em comércio exterior. A metodologia é desenvolvida pela ApexBrasil em 18 estados brasileiros.

O Programa é realizado por meio de convênio com a Unoesc desde 2016. Além do núcleo operacional em Chapecó, responsável por qualificar mais de 400 empresas nas edições anteriores, são dois polos, em Joaçaba e São Miguel do Oeste. A meta é atender 200 empresas em 2023 e 2024 nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste.

Durante o evento foi apresentado o Comitê Consultivo do PEIEX Chapecó, constituído por representantes dos governos estaduais e municipais, entidades de classe, empresários e instituições de apoio. Também foram abordados o PEIEX Agro Proteína Animal (frango e suíno) e o PEIEX Cachaça, que são as novidades da edição, além dos indicadores e cases de sucesso.

— A atuação da Unoesc próxima das empresas, desenvolvendo conhecimento e soluções aplicadas, contribui para o desenvolvimento regional e está enraizada na missão da própria Universidade — ressalta o vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Doutor Carlos Eduardo Carvalho.

Os atendimentos do PEIEX são gratuitos e incluem todas as etapas de um processo de exportação, no decorrer da qualificação. Mais informações estão disponíveis no site do Programa.