Página inicial O que acontece Terceira etapa da Jornada Empreendedora Juvenil será nesta terça-feira na Unoesc São Miguel
Não categorizado Evento

Promover a cultura empreendedora no município de São Miguel do Oeste. Este é o objetivo da Jornada Empreendedora Juvenil, projeto que atende jovens de 12 a 24 anos, realizado pela Unoesc, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), juntamente com o Núcleo de Tecnologia da […]

Promover a cultura empreendedora no município de São Miguel do Oeste. Este é o objetivo da Jornada Empreendedora Juvenil, projeto que atende jovens de 12 a 24 anos, realizado pela Unoesc, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), juntamente com o Núcleo de Tecnologia da Informação da Acismo, do Citeosc (Centro de Inovação, Tecnologia e Incubação do Extremo-Oeste de Santa Catarina) e da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste.

A terceira etapa da Jornada Empreendedora Juvenil será realiza na terça-feira (27), no Centro Cultural da Unoesc, e deve reunir cerca de 300 alunos. Esta fase contempla oficinas sobre os temas: Como identificar oportunidades? Quais negócios podem ser gerados a partir destes problemas? Além de um tour pelo ambiente criado na segunda etapa. A professora e coordenadora do projeto, Elis Regina Mulinari Zanin, explica que dentro do projeto foram adquiridos equipamentos para que os alunos pudessem entender a aplicabilidade das tecnologias.

—  Adquirimos óculos de realidade virtual, impressoras 3D e robô de lego, para colocar em prática o que estamos trabalhando em sala de aula — destaca.

Esta terceira etapa é uma preparação para a etapa final que será realizada no dia 20 de outubro, das 8h às 17h, com equipe de mentoria e profissionais de todas as áreas que vão acompanhar as equipes neste processo.

— A quarta etapa é quando ocorre uma imersão de empreendedorismo, de ideação, validação, prototipagem e a defesa em pitch dessa ideia de negócio, a partir de um problema local — comenta.

O QUE É A JORNADA EMPREENDEDORA JUVENIL

O projeto da Jornada Empreendedora Juvenil foi contemplado com recursos da Fapesc para ser implementado em São Miguel do Oeste e será trabalhado dentro de 12 meses. Durante a primeira etapa, foram mapeadas todas as escolas municipais, estaduais e particulares do município.

— Uma equipe esteve visitando as escolas com treinamento sobre empreendedorismo, criatividade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Falamos sobre como enxergar oportunidades e promover soluções por meio desses problemas sociais — relata.

Na terceira etapa, no dia 27 de setembro, ocorrem as oficinas temáticas como uma preparação para a etapa final que será realizada no dia 20 de outubro.