Página inicial O que acontece UMIC recebe calouros e egressos com palestra motivacional
Não categorizado Chapecó

UMIC recebe calouros e egressos com palestra motivacional

Os calouros da Universidade da Melhor Idade – 3ª edição e os egressos – que retornam para a instituição para cursar a especialização foram recebidos na terça-feira, pela direção da Unoesc Chapecó e por lideranças do Município. A UMIC é um projeto da Prefeitura Municipal de Chapecó, desenvolvido por meio da Secretaria de Assistência Social […]

Os calouros da Universidade da Melhor Idade – 3ª edição e os egressos – que retornam para a instituição para cursar a especialização foram recebidos na terça-feira, pela direção da Unoesc Chapecó e por lideranças do Município. A UMIC é um projeto da Prefeitura Municipal de Chapecó, desenvolvido por meio da Secretaria de Assistência Social (SEASC), em parceria com a Unoesc Chapecó e oferece ensino aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, residentes em Chapecó.
Na abertura do ano letivo de 2014, os idosos acompanharam a palestra motivacional “Gerenciamento das emoções como promoção de um ambiente de ensino e aprendizagem saudável”, ministrada pela psicóloga Tainara C. Nesi, mestre em Psicologia Organizacional pela UFSC e professora da Unoesc Xanxerê e Joaçaba e pela recreadora e atriz, Liege Vezaro.

De forma descontraída, Tainara provocou os estudantes a refletir sobre sentimentos como raiva, coragem, tristeza, alegria, entre outros. A palestrante explicou que mesmo os sentimentos de raiva e tristeza são importantes para o equilíbrio emocional das pessoas, e o importante está em aprender a lidar com eles para garantir a maior qualidade de vida possível.

O diretor geral da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antonio de Marco, deu as boas vindas aos novos alunos e falou de quanto é gratificante contar com a presença de pessoas tão experientes no espaço acadêmico.

– O exemplo deles nos faz sentir motivados a buscar novos conhecimentos e a seguir em frente. Eles nos fazem ver que vale a pena – disse.

A primeira-dama Neyla Caramori lembrou que o projeto do UMIC, há três anos foi acolhido pela Unoesc e se tornou realidade por que a instituição abraçou a ideia do poder público municipal. Ela ressaltou que a experiência já foi apresentada, inclusive no exterior, se tornando modelo de projeto que tem um impacto na qualidade de vida dos idosos.

A coordenadora da UMIC, professora Sandra Maria Toffolo, reforça que um dos papéis da instituição é desenvolver projetos, pesquisas, estágios e publicações científicas, vinculando os cursos de graduação ad Unoesc à UMIC.

– A intenção é atender as necessidades e levantar dados/informações para desenvolver trabalhos mais efetivos com a faixa etária, visando sempre a saúde, qualidade de vida, convivência biopsicossocial, conhecimento de seus direitos e deveres e oportunizar espaço para lazer e prática de esportes – complementa.

A aula inaugural também foi prestigiada pela assessora de assistência social da Seasc, Belenite Maria Frozza, o diretor de graduação da Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa e o coordenador de extensão e pesquisa, Diego Beal.