Página inicial O que acontece Uniti recepciona calouros e alunos da primeira turma
Não categorizado Joaçaba

Uniti recepciona calouros e alunos da primeira turma

A Unoesc Joaçaba recebeu nesta quarta-feira mais de 120 alunos que participam da Universidade da Terceira Idade (Uniti). A aula inaugural, realizada durante a tarde, serviu para recepcionar e repassar informações iniciais aos que estão ingressando no curso, além de marcar o início do segundo semestre para a primeira turma, que ingressou no segundo semestre […]

A Unoesc Joaçaba recebeu nesta quarta-feira mais de 120 alunos que participam da Universidade da Terceira Idade (Uniti). A aula inaugural, realizada durante a tarde, serviu para recepcionar e repassar informações iniciais aos que estão ingressando no curso, além de marcar o início do segundo semestre para a primeira turma, que ingressou no segundo semestre de 2013.

O grupo foi recebido pelo Vice-reitor Acadêmico da Unoesc, Nelson Santos Machado, pelo diretor executivo da Reitoria, Alciomar Antônio Marin, pela diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus, Jéssica Romeiro Mota, pela coordenadora da Área das Ciências Sociais Aplicadas do Campus, Tânia Durigon, e pela coordenadora do curso, Lorena Zanellato Marques. Todos deram às boas-vindas ao grupo de alunos e falaram sobre a importância e da satisfação da Unoesc em oferecer a Universidade da Terceira Idade.

– O nosso slogan é “Unoesc, fazendo parte da sua vida” e a nossa vida ficou muito melhor com vocês aqui – disse a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.

O Vice-reitor Acadêmico destacou que o envelhecimento é uma fase desafiadora, especialmente em um mundo que muda constantemente, e que se manter atualizando, sempre ampliando o conhecimento que possui, melhora a convivência com tantas diferenças.

– Nos ajuda a rejuvenescer e a ter energia para interagir com um mundo que está sempre se transformando – enfatizou.

Após a recepção, os alunos das duas turmas assistiram a uma palestra com a psicóloga e professora Marilda Saccol. Ela falou sobre os desafios do envelhecimento, abordando questões relativas a saúde e bem-estar, como autoestima e relações entre gerações.

Por fim, os alunos da nova turma receberam informações gerais, sobre os objetivos e funcionamento da Universidade da Terceira Idade, enquanto os alunos da primeira turma se reuniram para preparar o trote que vão aplicar aos calouros no próximo encontro, marcado para o dia 12 de março.

Experiência recomendada

A professora aposentada Daura Gomes Vieira, de Erval Velho, é uma das alunas que estão ingressando na Uniti neste semestre. Para ela, a proposta do curso é interessante por oferecer atividades agradáveis a pessoas que, por já terem deixado de trabalhar, ficariam apenas em casa. Ela também destaca a possibilidade de gerar novas amizades e interação entre os alunos, além do conhecimento compartilhado nas aulas.

O mesmo é evidenciado por Dionice Bittencourt e Luci Dri, que são alunas da primeira turma.

– Adorei. Pelas amizades, pelo que aprendi, pela convivência – afirma Dionice.

Uniti

A Universidade da Terceira Idade é um curso de extensão com duração de três semestres voltado a pessoas com 55 anos ou mais. Tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o envelhecimento saudável, tanto através do conhecimento repassado nas aulas, que ocorrem uma vez por semana com professores da Universidade, quanto por meio da convivência e interação entre alunos e professores.

O curso é oferecido em Joaçaba, onde tem mais de 120 alunos (76 matriculados na primeira turma e 51 inscritos na segunda turma), e em Capinzal, onde tem 87 alunos (42 da primeira turma, que também ingressou no segundo semestre de 2013, e 45 da segunda turma, que iniciará as atividades em março).

As aulas semanais abordam conteúdos como saúde e qualidade de vida, alimentação saudável, relacionamento entre gerações, história e geografia de Santa Catarina, direitos e deveres do cidadão, informática e atividade física. Também são realizados passeios, que fazem parte do cronograma do semestre em cada semestre.

Em Capinzal, há mais um projeto desenvolvido há vários anos que também é denominado Universidade da Terceira Idade. Este projeto continua a ser desenvolvido, com o apoio dos municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa, e envolve mais de 200 participantes que se encontram uma vez por mês.

Iniciativas com proposta semelhante existem também em Chapecó, onde a Unoesc e o município desenvolvem desde 2011 a Universidade da Melhor Idade, e em Xanxerê, onde há seis anos ocorre o projeto Musculação para a Terceira Idade.