Página inicial O que acontece Unoesc abraça a causa do Outubro Rosa
Não categorizado Geral

Unoesc abraça a causa do Outubro Rosa

Durante todo o mês de outubro, a Unoesc buscou promover ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama, divulgando a campanha do Outubro Rosa. O objetivo foi alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo de útero, incentivando […]


Durante todo o mês de outubro, a Unoesc buscou promover ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama, divulgando a campanha do Outubro Rosa. O objetivo foi alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo de útero, incentivando que as colaboradoras da Instituição realizassem os exames preventivos.

O curso de Enfermagem, com o apoio dos profissionais e alunos, promoveu atividades voltadas ao cuidado com a saúde da mulher, atendendo colaboradoras da Unoesc, Colégio SuperAtivo e HUST, realizando exames preventivos, auriculoterapia, consulta de enfermagem, teste de Papanicolau, avaliação das mamas, aconselhamentos e orientações sobre a saúde reprodutiva e testes rápidos para sorologias (HIV, sífilis e hepatites B e C). Na universidade, em Joaçaba, os setores de Recursos Humanos e Eventos organizaram a decoração alusiva ao Outubro Rosa nos ambientes e incentivaram os colaboradores a usar cor rosa, como forma de reforçar e lembrar a importância social da campanha.

Na Unoesc Videira, o Outubro Rosa foi lembrado por meio de uma palestra ministrada pela professora do curso de Administração Regiane Piroli. Ela falou para um grupo de técnicos administrativos e demais colaboradores, sobre “Amor Próprio e a importância de cuidar de si”. Ela relatou o caso de sua mãe que aos 50 anos descobriu Câncer de Mama e por estar em estado avançado, foi vencida pela doença.

— Precisamos cuidar de nós. Quando temos uma doença a culpa é sempre nossa, não adianta arranjar culpados. Tudo que nós criamos a fazemos nessa vida, são ações que nós mesmos promovemos, boas ou ruins — reiterou.

As colaboradoras da Unoesc São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Pinhalzinho e Maravilha ganharam uma muda de cravo amarelo. A atividade chamou a atenção para a importância de fazer os exames preventivos. Também foi colocado um painel para as colaboradoras fazerem registros fotográficos e postarem nas redes sociais.  As atividades foram desenvolvidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo setor de Recursos Humanos da Unoesc. A muda de flor foi produzida pelo curso de Agronomia.

Na Unoesc Chapecó, no dia 20, a médica ginecologista Dra. Tiele Gaiardo falou sobre o câncer de mama e demais doenças que acometem a saúde das mulheres. Também foram realizadas intervenções pessoais junto às colaboradoras com o objetivo de lembrar que precisam a todo tempo estar atentas à prevenção e aos cuidados com a saúde.

— Apoiar campanhas como a do Outubro Rosa demonstra a preocupação da Instituição com a saúde de suas colaboradoras e ressalta, ainda, o papel social da universidade — afirmou a coordenadora do RH da Unoesc, Lígia Krühs Zulian
 

* Texto com a colaboração RH e demais campi da Unoesc

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.