Página inicial O que acontece Unoesc Chapecó lança o curso de Biomedicina e debate sobre as possibilidades de atuação profissional
Não categorizado Chapecó

No dia 24 de novembro, a Unoesc Chapecó realizou o evento de lançamento do curso de Graduação em Biomedicina, a partir de uma palestra intitulada “A Biomedicina na atualidade: um caminho promissor”, e de uma roda de conversa com profissionais da área. O início das atividades do curso foi confirmado para o primeiro semestre de 2023. […]

O palestrante do evento, professor Tiago Vidigal, docente na Unoesc São Miguel do Oeste, destacou as possibilidades para o biomédico no mercado de trabalho, tanto na atualidade como no futuro.

— São mais de 30 áreas de atuação, principalmente em serviços de assistência à saúde, centros de pesquisa e indústrias, como biologia molecular, imunologia, acupuntura, análises de água e alimentos, imagenologia, medicina forense, reprodução humana, entre outras — afirmou.

O biomédico é responsável pela realização de exames, pela pesquisa e desenvolvimento de produtos que envolvam biotecnologias, manipulação de microrganismos para a indústria, tanto de alimentos como de medicamentos, auxílio no diagnóstico de patógenos, realização de procedimentos estéticos, além de elucidar crimes por meio de análises em instituições policiais federais.

A roda de conversa contou com a participação das biomédicas Géssica Costa, Emanuelle Dalmas e Renata Scartazzini, e foi mediada pela professora Maria Isabel Gonçalves da Silva, docente na Unoesc Chapecó. Destacou-se a relevância do profissional biomédico para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as altas demandas no âmbito das análises clínicas e biomedicina estética, áreas em crescente ascensão e que permitem ao profissional empreender com sucesso.

O vice-reitor da Unoesc Chapecó, professor Carlos Eduardo Carvalho, reiterou o compromisso com os investimentos necessários em infraestrutura no campus, implantação de novos laboratórios e manutenção da educação de excelência.  O diretor acadêmico, professor Celso Paulo Costa, enalteceu a importância da oferta do curso para a formação de qualidade, de profissionais capacitados e que atendam aos diversos segmentos econômicos e sociais, uma vez que este profissional transita em inúmeros espaços de trabalho associados a instituições públicas e privadas, contribuindo para o desenvolvimento loco regional.

Participaram do evento professores, acadêmicos e diplomados da Unoesc, estudantes das escolas de Ensino Médio, acadêmicos da Unoesc, profissionais de diferentes áreas de atuação e comunidade regional.

*Texto com a colaboração Unoesc Chapecó