Página inicial O que acontece Unoesc Chapecó promove Aula Magna da oitava turma da UMIC
Notícia Extensão Chapecó

Unoesc Chapecó promove Aula Magna da oitava turma da UMIC


A Unoesc Chapecó realizou, nessa quinta-feira (27), no Auditório A, a Aula Magna da oitava turma da Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC). O evento contou com a presença do vice-reitor, professor Doutor Carlos Eduardo Carvalho, do vice-prefeito Itamar Antonio Agnoletto, além de dirigentes da Instituição e autoridades locais.

A aula inaugural foi marcada pela palestra “O valor da vida”, ministrada pelo psicólogo Eduardo Basso, que é professor do curso de Pós-graduação em Comportamento e Gestão de Pessoas da Unoesc. A nova turma conta com 50 alunos, que terão aulas presenciais duas vezes na semana.

— Para a Unoesc, é uma satisfação iniciar mais uma turma da UMIC em parceria com o Poder Público. Já são 12 anos desse importante projeto, que tem o objetivo de aproximar esse público da Universidade, não apenas com atividades de lazer, mas com formação — ressaltou o vice-reitor, professor Doutor Carlos Eduardo Carvalho.

A UMIC é um projeto de extensão acadêmica viabilizado pela parceria entre a Unoesc e a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa integra o Programa Educação ao Longo da Vida (ELV) e, desde 2011, já formou aproximadamente 500 idosos.

— Estamos muito felizes. É um projeto idealizado pelo prefeito João Rodrigues, em 2011, que já está na oitava turma. É motivo de orgulho para Chapecó, porque valoriza os nossos idosos — enalteceu o vice-prefeito Itamar Antonio Agnoletto.

A importância da UMIC reflete dentro e fora da Universidade. Além da formação educacional, social e humana, para garantir e promover os direitos e a inclusão da pessoa idosa, o projeto visa ações para desenvolver a educação permanente e continuada, o bem-estar biopsicossocial, a ampliação e a socialização dos conhecimentos.

— Tenho 66 anos e é gratificante participar desse projeto, onde estamos sempre aprendendo. É uma ideia que merece ser reconhecida, porque reflete em muitos benefícios aos participantes. Só temos a agradecer — disse o aluno da UMIC, Valdemar Trentinaglia.

Na UMIC, as atividades são ministradas por profissionais multidisciplinares especialistas, mestres, doutores e pós-doutores. Elas priorizam o desenvolvimento humano por meio de aulas dialogadas e expositivas, oficinas, workshop, palestras, atividades físicas, culturais e artísticas, seminários, vivências e lazer. O projeto alia teoria e prática, sendo que os componentes curriculares são adaptados às realidades e necessidades.

— Somos gratos pela contribuição de todos os envolvidos, direta e indiretamente, na execução das atividades da UMIC, que completa 12 anos em 2023. É um projeto construído por diversas mãos — destacou a coordenadora da UMIC, professora Mariluce Poerschke Vieira.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.