Página inicial O que acontece Unoesc Chapecó sedia fase regional da Maratona de Programação e se consagra como campeã
Não categorizado Evento Chapecó

Unoesc Chapecó sedia fase regional da Maratona de Programação e se consagra como campeã

A Unoesc Chapecó sediou, no dia 8 de outubro, a fase regional da 27ª Edição da “Maratona de Programação”, evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do “International Collegiate Programming Contest” e é parte da regional Sul-Americana do concurso. O evento ocorreu no espaço […]


A Unoesc Chapecó sediou, no dia 8 de outubro, a fase regional da 27ª Edição da “Maratona de Programação”, evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do “International Collegiate Programming Contest” e é parte da regional Sul-Americana do concurso. O evento ocorreu no espaço “Ponto.Zero” e teve a participação de 13 equipes formadas por três participantes e o “coach” (professor responsável pelo treinamento) de sete escolas, sendo elas: Unoesc Chapecó, Joaçaba e São Miguel do Oeste, Unochapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Hórus Faculdades Pinhalzinho. O objetivo foi classificar um time para a final nacional da competição, que ocorrerá de 17 a 18 de março de 2023, em Campo Grande (SP).

Ao final da competição duas equipes tiveram o mesmo número de acertos e no fator de desempate, que é o tempo, o time da Xurastei, da Unoesc Chapecó, consagrou-se campeão ficando com a vaga para a final.

A classificação ficou assim:

Primeiro lugar: Equipe Xurastei – Unoesc Chapecó

Segundo lugar: Equipe Agropesca Jacaré – Unochapecó

Terceiro lugar: Equipe C–PY++ –  Horus Faculdades (Pinhalzinho)

— A Maratona permitiu que os estudantes melhorassem suas habilidades de resolução de problemas e desenvolvessem sua capacidade de trabalho em equipe. Além disso, a oportunidade de contato com as empresas permitiu futuras colocações no mercado de trabalho. A edição regional deste ano foi muito bem conduzida e organizada e a motivação ficou mais forte para participação em 2023 — afirmaram os professores Roberson Fernandes Alves, coach do time de São Miguel do Oeste, e Kleyton Hoffmann, coach do time de Joaçaba.

O evento teve os patrocínios do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC/ACATE), Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó (NTIC), Colégio Marista São Francisco, Cosmo System e Brasitália Cafés.

— Precisávamos reaver a motivação dos estudantes e instituições em participar desta competição que é tão importante para a computação. E foi ainda mais importante ter as duas maiores associações de empresas de tecnologia como patrocinadores, fomentando a formação de profissionais diferenciados e de qualidade — afirmou o organizador do evento, professor Tiago Zonta.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.