Página inicial O que acontece Unoesc Chapecó sedia fase regional da Maratona de Programação e se consagra como campeã
Não categorizado Evento Chapecó

A Unoesc Chapecó sediou, no dia 8 de outubro, a fase regional da 27ª Edição da “Maratona de Programação”, evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do “International Collegiate Programming Contest” e é parte da regional Sul-Americana do concurso. O evento ocorreu no espaço […]

A Unoesc Chapecó sediou, no dia 8 de outubro, a fase regional da 27ª Edição da “Maratona de Programação”, evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do “International Collegiate Programming Contest” e é parte da regional Sul-Americana do concurso. O evento ocorreu no espaço “Ponto.Zero” e teve a participação de 13 equipes formadas por três participantes e o “coach” (professor responsável pelo treinamento) de sete escolas, sendo elas: Unoesc Chapecó, Joaçaba e São Miguel do Oeste, Unochapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Hórus Faculdades Pinhalzinho. O objetivo foi classificar um time para a final nacional da competição, que ocorrerá de 17 a 18 de março de 2023, em Campo Grande (SP).

Ao final da competição duas equipes tiveram o mesmo número de acertos e no fator de desempate, que é o tempo, o time da Xurastei, da Unoesc Chapecó, consagrou-se campeão ficando com a vaga para a final.

A classificação ficou assim:

Primeiro lugar: Equipe Xurastei – Unoesc Chapecó

Segundo lugar: Equipe Agropesca Jacaré – Unochapecó

Terceiro lugar: Equipe C–PY++ –  Horus Faculdades (Pinhalzinho)

— A Maratona permitiu que os estudantes melhorassem suas habilidades de resolução de problemas e desenvolvessem sua capacidade de trabalho em equipe. Além disso, a oportunidade de contato com as empresas permitiu futuras colocações no mercado de trabalho. A edição regional deste ano foi muito bem conduzida e organizada e a motivação ficou mais forte para participação em 2023 — afirmaram os professores Roberson Fernandes Alves, coach do time de São Miguel do Oeste, e Kleyton Hoffmann, coach do time de Joaçaba.

O evento teve os patrocínios do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC/ACATE), Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC Chapecó (NTIC), Colégio Marista São Francisco, Cosmo System e Brasitália Cafés.

— Precisávamos reaver a motivação dos estudantes e instituições em participar desta competição que é tão importante para a computação. E foi ainda mais importante ter as duas maiores associações de empresas de tecnologia como patrocinadores, fomentando a formação de profissionais diferenciados e de qualidade — afirmou o organizador do evento, professor Tiago Zonta.