Página inicial O que acontece Unoesc completa 26 anos de credenciamento no MEC
Não categorizado Geral

Unoesc completa 26 anos de credenciamento no MEC

A Unoesc comemorou, no dia 14 de agosto, 26 anos de seu credenciamento no Ministério da Educação (MEC). A data é celebrada com orgulho por toda a comunidade acadêmica visto a contribuição da Universidade com a formação de milhares de estudantes e, ainda, as diversas ações de caráter comunitário que realiza nas regiões em que está inserida. O […]

O ato de credenciamento da Unoesc aconteceu em 14 de agosto de 1996, comandado pelo Ministro da Educação, Paulo Renato. O momento foi presenciado pelos professores Aristides Cimadon e Luiz Lückmann, reitor da Unoesc na época, parlamentares catarinenses e pelo presidente da ACAFE daquele ano. Para que fosse reconhecida e credenciada, a Unoesc foi acompanhada por cinco anos por uma comissão do MEC e depois uma do Conselho Estadual de Educação. Com o credenciamento, tornou-se uma Universidade autônoma, o que permitiu que pudesse oferecer novos cursos e crescesse exponencialmente.

— O credenciamento foi só um dos muitos desafios que superamos ao longo dos anos. Os cenários de aprendizagem foram modificados e com isso tivemos que nos adaptar e encontrar soluções criativas e tecnológicas. Um exemplo recente foi a pandemia da Covid-19, que exigiu de nós protagonismo e reinvenção — lembrou o reitor da Unoesc, Professor Aristides Cimadon.

Cimadon comenta ainda, que o trabalho é contínuo para crescer cada vez mais e oferecer formação de qualidade, do Ensino Básico até o Doutorado. Por isso, a Unoesc segue atenta às novas perspectivas do Ensino Superior e se adaptando, com o objetivo de manter e melhorar o que é positivo e também buscar novos caminhos para contribuir com o desenvolvimento regional.

— Estamos preparando a revisão do Planejamento Estratégico da Universidade e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que têm validade de cinco anos e a função de fornecer as diretrizes estratégicas para todos os níveis de ensino ofertados, bem como as diferentes áreas de atuação da Unoesc. Temos um compromisso com a Educação e buscaremos continuar sendo a maior e melhor Universidade do Oeste Catarinense — finalizou Cimadon.