Página inicial O que acontece Unoesc e entidades de classe abordam os desafios da Contabilidade
Não categorizado Geral Joaçaba

Unoesc e entidades de classe abordam os desafios da Contabilidade

Na noite desta segunda-feira, estudantes de Ciências Contábeis e profissionais da área que atuam na região de Joaçaba acompanharam uma palesetra que envolveu a Unoesc, o Núcleo de Profissionais Contábeis e o Sindicato dos Contabilistas de Joaçaba, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e a Federação dos Contabilistas de Santa Catarina. O evento abordou as […]


Na noite desta segunda-feira, estudantes de Ciências Contábeis e profissionais da área que atuam na região de Joaçaba acompanharam uma palesetra que envolveu a Unoesc, o Núcleo de Profissionais Contábeis e o Sindicato dos Contabilistas de Joaçaba, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e a Federação dos Contabilistas de Santa Catarina.

O evento abordou as mudanças na contabilidade brasileira e os desafios que essas alterações apresentam aos profissionais. Quem conduziu as reflexões da noite foi o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro. Em sua palestra, ele enfatizou a proximidade que precisa existir entre contabilistas e administradores de empresas, especialmente após a convergência das normas brasileiras de Contabilidade às normas internacionais e com a crescente informatização e integração dos sistemas dos órgãos fiscalizadores. Conforme destacou Cordeiro, essas mudanças, que afetam desde as maiores até as menores organizações, exigem preparo e atualização dos profissionais.

Além do presidente do CRCSC, estiveram presentes na palestra: Tadeu Oneda, presidente da Federação dos Contadores do Estado de Santa Catarina (Fecontesc); Marcos Luiz Comini, delegado da Macro Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Santa Catarina de Joaçaba; Nelson Quioca, Diretor Regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (SESCON/SC); Jorge Luiz Dresch, conselheiro e membro das câmaras de Ética e Disciplina e de Controle Interno do CRCSC; Jorge Ronaldo Pohl, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Joaçaba; Mircon Becker, presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC).

Também participaram do evento professores e o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, Maurício de Jesus Cevey, e a coordenadora da Área das Ciências Sociais Aplicadas da Unoesc, Tânia Durigon.

Café com Lideranças

Nesta terça-feira, “A contabilidade e o papel dos contabilistas”, foi o tema do 16º Café com Lideranças, promovido por meio de uma parceria entre a Unoesc e a ACIOC que, nesta edição, tiveram o apoio do Núcleo de Profissionais da Área Contábil e do Sindicont.

O público desse encontro era formado por profissionais de Contabilidade e gestores empresariais, que ouviram o presidente do CRCSC falar sobre as mudanças nas normas contábeis, o pagamento indevido de impostos e a rapidez com que as normas contábeis mudam no país. Segundo ele, desde a Constituição de 1988, foram criadas 4,6 milhões de normas, sendo 290 mil delas da área tributária.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.