Página inicial O que acontece Unoesc impulsiona inovação e tecnologia no Extremo-Oeste
Inovação Tecnologia Notícia Evento Unoesc Extensão São Miguel do Oeste

Unoesc impulsiona inovação e tecnologia no Extremo-Oeste


A Unoesc São Miguel do Oeste, comprometida em fomentar o desenvolvimento regional por meio da inovação e tecnologia, desempenha um papel ativo na promoção dessas áreas no Extremo-Oeste Catarinense. A partir de uma série de iniciativas, a Universidade está contribuindo para fortalecer a cultura empreendedora e a capacidade de solucionar problemas na comunidade local.

No mês de agosto, a Universidade promoveu o Unoesc Inova — Oportunidades e Potenciais Regionais. O evento foi organizado pelos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciência da Computação da Unoesc e contou a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Santa Catarina”, proferida pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Diogo Quintino. O ponto alto do evento foram os cases de sucesso, que apresentaram a trajetória de Naiara Sebben, CEO da DBlinks Agência Digital e co-fundadora da OSuper Digital Commerce, e de Ivonei Dalla Corte, diretor comercial da Raíx Sementes. Essas experiências inspiradoras ressaltaram a importância da inovação nos negócios e a capacidade de transformação que ela traz.

A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Eliandra Rossi, destacou a relevância do empreendedorismo como uma ferramenta para a transformação social e o desenvolvimento regional.

— O evento foi um momento de discussões sobre as oportunidades e desafios regionais da ciência, tecnologia e inovação, uma vez que a Unoesc tem como missão promover a formação humana e profissional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, gerando conhecimento para o desenvolvimento regional com inovação e sustentabilidade — enfatizou Eliandra.

A Unoesc esteve presente na Feira Regional de Ciências e Tecnologia (Fecitec 2023), realizada pela Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste. Nesse evento, 15 escolas apresentaram 25 projetos de pesquisa nas modalidades de Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio e Ensino Médio Profissionalizante, destacando a importância de cultivar a curiosidade e a criatividade desde cedo.

Engajada no processo de Inovação regional, a Unoesc também está participando do planejamento do Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste, um projeto organizado pelo Sebrae com o apoio da comunidade, incluindo empresas, universidades, sociedade civil e governo. Esse projeto visa impulsionar o desenvolvimento econômico da região por meio da inovação empreendedora.

— O conhecimento e progresso tecnológico e inovador estão intimamente ligados. A Unoesc entende que é fundamental transformar conhecimento em melhoria da qualidade de vida das pessoas em que ela está inserida. Desse modo, a Universidade, juntamente com a comunidade local, diversas entidades e com o ecossistema de inovação está desenvolvendo diversas ações, para podermos ser agentes do sistema de inovação, gerando novas tecnologias associada à investigação científica e à produção de conhecimento — reforça a Diretora.

A Unoesc continua desempenhando um papel crucial no fortalecimento da cultura de inovação e no desenvolvimento econômico da região Extremo-Oeste Catarinense, capacitando estudantes e promovendo o diálogo entre os setores público e privado para impulsionar a inovação regional.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.