Página inicial O que acontece Unoesc irá implantar Centro de Reabilitação Física, Intelectual e Auditiva
Não categorizado Geral Joaçaba

Unoesc irá implantar Centro de Reabilitação Física, Intelectual e Auditiva

A Unoesc, em parceria com as Regionais de Saúde e Governo do Estado, implantará em Joaçaba um Centro de Reabilitação de Deficiências Físicas, Intelectuais e Auditivas. O espaço, que está previsto para funcionar no segundo semestre de 2022, no Ambulatório Universitário (AMU), beneficiará uma população de aproximadamente 630 mil habitantes de 53 municípios do Alto […]

A Unoesc, em parceria com as Regionais de Saúde e Governo do Estado, implantará em Joaçaba um Centro de Reabilitação de Deficiências Físicas, Intelectuais e Auditivas. O espaço, que está previsto para funcionar no segundo semestre de 2022, no Ambulatório Universitário (AMU), beneficiará uma população de aproximadamente 630 mil habitantes de 53 municípios do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe e região Meio-Oeste.

A implantação de centros como esse é uma política que, há pelo menos uma década, está sendo implantada no Estado e visa atender a um grande contingente de pacientes que têm essas deficiências e que não têm acesso a nenhum atendimento específico. Além disso, há ainda muitas pessoas que se recuperaram do estado agudo da Covid-19 e têm sequelas, necessitando reabilitação intelectual, física, respiratórias e outras.

— Ao todo, em Santa Catarina, há 12 centros de reabilitação, porém 10 estão em regiões litorâneas, um no Planalto e outro no Oeste, sendo esse, apenas voltado à reabilitação auditiva. A implantação de um espaço como esse em Joaçaba ofertará serviço especializado e prestará apoio às equipes e estratégias de saúde da família de cada município da macrorregião — comentou o Diretor Acadêmico da Unoesc Joaçaba, professor Jovani Antônio Steffani.

Quando em funcionamento, os atendimentos no Centro de Reabilitação serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do encaminhamento das Secretarias de Saúde de cada município.

Laboratório de feridas

Ainda pensando no bem-estar da população regional, a Unoesc e a Prefeitura de Joaçaba assinaram um convênio para a instalação de um “Laboratório de Feridas”. O espaço funcionará junto ao Centro de Reabilitação. A intenção é fazer o acompanhamento primário dos pacientes que residem em Joaçaba, evitando a evolução de feridas para quadros mais graves por meio do tratamento adequado.

— A população está vivendo mais e com o envelhecimento surgem muito mais doenças crônicas não transmissíveis, como artrites, artroses, hipertensão e diabetes, bem como, problemas neurológicos, cardíacos e outros quadros que levam o paciente a ficar acamado. Estando nessa condição há possibilidade para o desenvolvimento de feridas que, se não devidamente tratadas, geram internações e agravamento dos quadros de saúde, implicando em exames de alto custo, aumento da demanda por leitos de UTI e por isso a importância de um espaço como esse — explicou Jovani.

O atendimento será feito via encaminhamento da Secretaria de Saúde, sendo que o município irá arcar com o custeio dos materiais e insumos para o tratamento e a Unoesc irá disponibilizar o espaço físico e os profissionais dos cursos de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia.

— Essa parceria traz benefícios para todos os envolvidos. Possibilita que o município de Joaçaba agregue um serviço para sua população, que a Unoesc ofereça mais um campo de estágio aos seus acadêmicos e que os pacientes passem por um tratamento diferenciado evitando dores, amputações, internações e até mesmo a morte —  destacou Steffani.